CNPq lança chamada para pesquisas em Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas
A chamada segue aberta até 24 de outubro e contemplará propostas nas seguintes linhas temáticas: 1) Educação Básica: Ensino e Formação Docente e 2) Cidadania, Violência e Direitos Humanos.
Temas atuais que objetivam subsidiar a formulação de políticas públicas e a constituição de parcerias imediatas entre academia e entidades governamentais brasileiras constituem o foco da chamada aberta pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Ao todo serão destinados R$ 4 milhões disponíveis do orçamento do CNPq para promover atividades de pesquisa multi e interdisciplinares articuladas entre grupos de pesquisa nacionais e estrangeiros, de alto impacto científico em Ciências Humanas, Sociais e Sociais e Aplicadas. A chamada prevê a seleção de propostas com orçamento de até R$ 1 milhão, a serem distribuídos nas rubricas de bolsas, capital e custeio. As propostas selecionadas serão contratadas pela modalidade de financiamento APQ (Auxílio Projeto Individual de Pesquisa).
A interdisciplinaridade buscada pela chamada reflete-se na exigência de que as equipes de pesquisa constituam redes entre pesquisadores e instituições, no que concerne a aspectos interdisciplinares (pesquisadores de diversas áreas acadêmicas), geográficos (os membros de equipe devem ser brasileiros e estrangeiros) e de transferência de resultados à sociedade, compreendendo ações de educação e difusão do conhecimento junto a instituições públicas e privadas, estreitamente relacionadas com a linha temática investigada pelas propostas.
Também se espera que as propostas, no tocante aos temas pesquisados, pensem criticamente a realidade brasileira e construam conhecimento teórico de vanguarda, e que essas reflexões derivem em atividades concretas de transformação de nossa realidade através da formulação de políticas públicas.
Na primeira linha temática, o foco é a educação básica e visa à produção de conhecimento de modo a subsidiar a elaboração, implementação e avaliação de políticas educacionais, capazes de contribuir para a elevação da qualidade da educação brasileira.
Quanto à segunda linha temática, a chamada direciona seu foco para a investigação de tópicos como uso da força física, crueldade, intolerância, medo, segurança e sua interação com as diversidades (gênero, raça/etnia, orientação sexual, populações vulneráveis etc.) e os direitos humanos.
Serão concedidas bolsas nas modalidades: Iniciação Científica – IC, Pesquisador Visitante – PV, Apoio Técnico – AT, Desenvolvimento Tecnológico e Industrial – DTI, Extensão no País – EXP, Atração de Jovens Talentos – BJT e Sanduíche no País – SWP.
Para mais informações sobre a chamada, clique aqui.
Fonte: CNPq