CNPq está com chamadas abertas para propostas de PIBIC, PIBIC-AF, PIBIC-EM e PIBITI

Até o dia 10 de abril de 2018, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) está com chamadas abertas para propostas ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para Ações Afirmativas (PIBIC-AF), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI).

O objetivo da chamada CNPq 02/2018 – PIBITI é selecionar propostas para concessão de cotas de bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (IT) para o período de 2018 a 2020 para instituições interessadas em participar do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI). A disponibilização das cotas ocorrerá em dois ciclos de 12 (doze) meses. O primeiro ciclo a ser iniciado em 01 de agosto de 2018 e o segundo ciclo a ser iniciado em 01 de agosto de 2019.

O objetivo da chamada CNPq 03/2018 – PIBIC é selecionar propostas para concessão de cotas de bolsas de Iniciação Científica (IC), período de 2018 a 2020, para instituições interessadas em participar do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). A disponibilização das cotas ocorrerá em dois ciclos de 12 (doze) meses. O primeiro ciclo a ser iniciado em 01 de agosto de 2018 e o segundo ciclo a ser iniciado em 01 de agosto de 2019.

O objetivo da chamada CNPq 04/2018 – PIBIC-AF é selecionar propostas para concessão de cotas institucionais de Bolsas de Iniciação Científica, período de 2018 a 2020, a instituições públicas que desenvolvam programa de iniciação científica e tenham implementado uma política de ações afirmativas para o ingresso no ensino superior de estudantes historicamente excluídos. A disponibilização das cotas ocorrerá em dois ciclos de 12 (doze) meses. O primeiro ciclo a ser iniciado em 01 de agosto de 2018 e o segundo ciclo a ser iniciado em 01 de agosto de 2019.

O objetivo da chamada CNPq 05/2018 – PIBIC-EM é selecionar propostas para concessão de cotas de bolsas de Iniciação Científica Júnior (ICJ) no período de 2018 a 2020 para Instituições de Ensino Superior (IES) públicas ou privadas e Centros de Pesquisa (CPs) em parceria com escolas de nível médio. Essas escolas deverão ser públicas do ensino regular; escolas privadas, desde que de aplicação; escolas técnicas ou escolas militares. A disponibilização das cotas ocorrerá em dois ciclos de 12(doze) meses. O primeiro ciclo a ser iniciado em 01 de agosto de 2018 e o segundo ciclo a ser iniciado em 01 de agosto de 2019.