Ciências Biológicas – Sobre o Curso

HISTÓRICO

O Curso de Ciências Biológicas foi constituído inicialmente como uma licenciatura curta através da criação do Curso de Ciências com Habilitação em Biologia. Funcionou como Curso de Ciências por mais de 20 anos, de meados da década de 70 até o ano de 1996. Com a extinção do Curso de Ciências com Habilitação em Biologia, em 1996 foi implantado no então Centro Universitário de Aquidauana, hoje Campus de Aquidauana, o Curso de Ciências Biológicas.

A partir do final de 2010 e meados de 2011, com as mudanças realizadas pela Reitoria e pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Preg), atualmente denominada Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), que culminaram na extinção dos Departamentos e no fortalecimento dos cursos do Campus, o Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura passou a funcionar com ingresso anual de 50 acadêmicos, em regime de matrícula semestral por disciplinas e no período noturno. A média de egressos nos últimos cinco anos (2017–2021) foi de 12,8 alunos. A última avaliação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) ocorreu em 2021, quando o Curso obteve nota 3. Em 2025, o Curso passou por avaliação in loco do Ministério da Educação (MEC), obtendo nota 5, o que evidencia o avanço na qualidade acadêmica, na organização didático-pedagógica e na infraestrutura ofertada.

As Formas de Ingresso no Curso de Ciências Biológicas é regido pela Resolução n° 430, Cograd, de 16 de dezembro de 2021; Capítulo VI, Art. 18: O ingresso ocorre por meio de: I – Sistema de Seleção Unificada (Sisu); II – Vestibular; III – Programa de Avaliação Seriada Seletiva (Passe); IV – seleção para Vagas Remanescentes; V – portadores de visto de refugiado, visto humanitário ou visto de reunião familiar; VI – reingresso; VII – portadores de diploma de Curso de Graduação; VIII – transferência externa; IX – movimentação interna de estudantes regulares da UFMS; X –
permuta interna entre estudantes regulares da UFMS; e XI – convênios ou outros instrumentos jurídicos de mesma natureza, firmados com outros países e/ou órgãos do Governo Federal; XII
– matrícula cortesia; XIII – transferência compulsória; XIV – mobilidade acadêmica; e XV – complementação de estudos no processo de revalidação de diploma. Ainda, poderão ser estabelecidos outros critérios e procedimentos para ingresso nos Cursos de Graduação por meio de Programas Especiais ou outros atos normativos.

CARACTERÍSTICAS GERAIS:
Curso: Ciências Biológicas
Modalidade do Curso: Licenciatura
Título Acadêmico conferido: Licenciado em Ciências Biológicas
Modalidade de Ensino: Presencial
Regime de Matrícula: Semestral por Disciplina
Tempo de Duração:
Mínimo CNE: 6 semestres
Mínima UFMS: 8 semestres
Máxima UFMS: 14 semestres
Carga Horária Mínima:
CNE: 3.200 horas
UFMS: 3.290 horas
Número de vagas: 50 vagas
Número de turmas: 1 turma/entrada verão
Turno de funcionamento: noturno e sábado pela manhã e tarde
Local de funcionamento: Campus de Aquidauana – Unidade II
FORMA DE INGRESSO: Por meio do SiSU (Sistema de Seleção Unificado) baseado no desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM); (Movimentação interna de acadêmicos (na existência de vagas no curso); Transferências de outras instituições de ensino superior (na existência de vagas no curso); Para portadores de diploma de graduação (na existência de vagas no curso)

PROFISSÃO: Professor de Biologia para o Ensino Médio e Fundamental

ATIVIDADES INERENTES: a) Desenvolver atividades educacionais em diferentes níveis; b) Acompanhar a evolução do pensamento científico; c) Estabelecer relações entre ciência, tecnologia e sociedade; d) Atuar em pesquisa básica e aplicada; e) Organizar, coordenar e participar de equipes multiprofissionais; f) Desenvolver ações estratégicas para diagnóstico de problemas, encaminhamento de soluções e tomada de decisões educacionais; g) Atuar em prol da preservação da biodiversidade Com a pós-graduação poderá dedicar-se a pesquisa e ao magistério superior.

ÁREAS DE ATUAÇÃO E EXERCÍCIO PROFISSIONAL: Atuar como professor do ensino médio e fundamental, podendo realizar projetos educacionais e de extensão.

FORMAÇÃO: Licenciado em Ciências Biológicas