Câmpus têm pontos para descarte de resíduos na Semana Lixo Zero UFMS 2022

Postado por: CLÁUBER ALBRES SILVA

Entre 24 e 28 de outubro, será realizada a Semana Lixo Zero UFMS 2022. O evento é organizado pela Diretoria de Desenvolvimento Sustentável (Dides) em conjunto com comissões em todos os Câmpus. “Além das atividades previstas nas programações em cada unidade, há locais de entrega voluntária de resíduos na Cidade Universitária e nos nove municípios”, explica o diretor da Dides Leonardo Chaves.

Serão arrecadados durante a semana: papel, papelão, vidro, alumínio, plástico, óleo de cozinha usado, pilhas, lâmpadas e baterias, medicamentos vencidos, eletrônicos, pen drive, monitores, teclados, cabos, celulares, mouse, televisores, notebooks, entre outros.

A Semana Lixo Zero é uma ação criada pelo Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) e realizada anualmente em mais de 170 cidades em todo o país. “A UFMS e o ILZB firmaram parceria para tornarem a Semana um evento fixo do calendário acadêmico da Universidade, além de outras ações relacionadas à temática ambiental e sustentável”, comenta o diretor. “Neste ano, ainda, a Semana Lixo Zero será realizada simultaneamente ao Integra UFMS 2022, como forma de dinamizar os dois eventos”, fala Leonardo.

Haverá a arrecadação de resíduos em todos os câmpus, os quais, posteriormente, serão destinados a empresas, instituições e associações, para que seja feita a destinação ambientalmente e socialmente correta do que for arrecadado.

Na Cidade Universitária, os resíduos devem ser entregues no prédio do Mercado Escola, ao lado do Ginásio Moreninho. No local haverá a distribuição de mudas de árvores.

Texto: Vanessa Amin