Campus é contemplado com duas bolsas Fundect para Mestrados

Postado por: Joao Doarth

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado (Fundect), divulgou, na última semana, o resultado final, após avaliação de mérito e relevância, dos projetos aprovados na chamada 17/2019.

Em toda a UFMS, um total de 32 programas (entre mestrados e doutorados) foram contemplados com bolsas da fundação. Entre eles, estão os dois programas de pós-graduação stricto sensu do Campus de Aquidauana. Tanto o Mestrado em Geografia quanto o Mestrado em Estudos Culturais foram contemplados com bolsa, cada um com uma.

Ambos os programas do campus obtiveram ótimas médias finais na seleção, que pontua, dentre outros aspectos, a evolução histórica do programa, a coerência de seu planejamento, o número médio de meses de conclusão do curso de mestrado pelos acadêmicos, o número de professores doutores e a contribuição do programa para o desenvolvimento da mesorregião.

Professora Lucy (à direita) é coordenadora do Mestrado em Geografia do campus (clique para aumentar)

As propostas foram submetidas pelos coordenadores dos programas no campus, Profa. Lucy Ribeiro Ayach e Prof. Miguel Rodrigues de Sousa Neto, responsáveis pelo Mestrados em Geografia e Estudos Culturais, respectivamente.

A Profa. Lucy (UFMS/CPAQ) valorizou o apoio que a fundação tem demonstrado para a área científica. “O apoio da Fundect é fundamental para garantir a manutenção de pesquisas de qualidade, proporcionando a dedicação exclusiva de pesquisadores. O objetivo do Programa é propiciar o desenvolvimento de uma melhor capacitação de recursos humanos, para o exercício das atividades de pesquisa e de assessoramento técnico-científico e para a atuação no magistério superior, direcionados para as questões geográficas de interesse social”.

A docente também apontou algumas características do Mestrado em Geografia que fizeram a diferença na avaliação da fundação. “O Mestrado em Geografia do Campus de Aquidauana é hoje a única opção de Mestrado Acadêmico em Geografia na região e o único do estado de Mato Grosso do Sul com a linha de pesquisa em ensino de geografia. Portanto, as pesquisas vinculadas à área de concentração ‘Análise Socioambiental dos Domínios Cerrado e Pantanal’ são consideradas prioritárias para o desenvolvimento do nosso estado”, contou a docente.

Prof. Miguel é coordenador do Mestrado em Estudos Culturais do CPAQ (clique para aumentar)

Para o Prof. Miguel (UFMS/CPAQ), o apoio à educação e à pesquisa são sempre fundamentais. “A concessão de bolsa de mestrado pela Fundect impacta positivamente o Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais (PPGCult/CPAQ) porque participa do processo de permanência do corpo discente no programa e da qualificação de profissionais para o Estado de Mato Grosso do Sul e do país. O incentivo à formação nos seus diferentes níveis é imprescindível para a mudança positiva do país, com apoio à educação e à pesquisa”, avaliou o coordenador.

Agora, ambos os coordenadores foram convocados para formalização do Termo de Outorga, que deve ser realizado até 16 de maio. Os detalhes da chamada podem ser conferidos aqui e seu resultado final aqui.