Campus de Aquidauana recepciona novos estudantes com programação on-line

Postado por: Marco Santos

Na tarde de segunda-feira, 15, o Campus de Aquidauana (CPAQ) promoveu uma atividade on-line para recepcionar os ingressantes no primeiro semestre letivo de 2021. Os novos estudantes foram recebidos pelo diretor e coordenadores de curso. Foram repassadas importantes informações institucionais para a trajetória acadêmica, via plataforma Google Meet.

A atividade teve início às 14h e reuniu 90 estudantes dos cursos de graduação e de pós-graduação, professores e técnicos. “Sejam bem-vindos ao mundo UFMS, ao Campus de Aquidauana. Vocês têm o privilégio de estar em uma universidade pública, inclusiva, gratuita e de qualidade. Desejo a todos que tenham uma excelente estadia na UFMS”, declarou Auri Frübel, diretor do CPAQ.

A coordenadora do curso de Administração, Gercina Gonçalves da Silva, também desejou boas-vindas e relembrou a programação preparada pelos cursos durante a semana. “Sejam muito bem-vindos à melhor universidade pública do estado. Não se esqueçam que temos uma programação na terça, quarta e quinta-feira. Cada curso preparou a sua”, disse.

O coordenador do curso de Ciências Biológicas José Rímoli prestigiou os calouros com informações importantes sobre o curso. “A Biologia é uma ciência que envolve níveis diferenciados de compreensão. O curso visa capacitar o acadêmico para que ele se transforme em um ótimo professor, e ao mesmo tempo, em um excelente pesquisador. São aproximadamente oito semestres, com limite de expansão do curso para até 12 semestres. Os biomas Cerrado, Pantanal e Mata Atlântica são muito abordados durante as disciplinas”, explicou.

“Apesar de estarmos em uma pandemia, temos que manter o nosso otimismo, pois fazemos parte de uma excelente universidade que tem capacidade para a formação profissional e intelectual”, enfatizou coordenador dos cursos de Geografia Licenciatura e Geografia Bacharelado Fernando Rodrigo Farias.

O coordenador do curso de pós-graduação em Estudos Culturais Miguel Rodrigues de Sousa Neto parabenizou os novos estudantes pela conquista. “Gostaria de parabenizar cada um de vocês que a partir de seus esforços, em condições muito adversas, conseguiram ingressar nos cursos desta Instituição”.

Para a caloura do curso de Administração, Bruna Geovana da Silva Gonçalves, o ingresso na Universidade representa um sonho. “Sempre foi um grande sonho e conquistar isso neste ano trouxe uma imensa alegria para mim e minha família. Confesso que havia um pouco de nervosismo para a recepção dos calouros. Porém, os professores, coordenadores, junto ao diretor, acolheram e explicaram tudo muito bem. Minhas expectativas para o curso são altas, estou muito animada”, afirmou.

Durante a recepção foram dadas informações sobre a criação do Passaporte UFMS, da Identidade Estudantil e serviços da Biblioteca do Campus. A professora Adriana Wagner também explicou aos calouros sobre os diversos setores da unidade. O vídeo institucional de apresentação do CPAQ também foi exibido, para que os novos acadêmicos se familiarizem com toda infraestrutura que os aguarda.

Texto: Juliana Ovelar (estagiária da Agecom no CPAQ)