Campus de Aquidauana recebe Show de Verão UFMS 2022

Postado por: Marco Santos

Na última sexta-feira (18), o Campus de Aquidauana – CPAQ foi palco do Show de Verão UFMS 2022, evento organizado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS que tem como objetivo promover atrações culturais levando música à Cidade Universitária (Campo Grande) e aos nove campi da instituição. Nesse sentido, o CPAQ foi agraciado com a presença do grupo Hermanos Irmãos, trio campo-grandense composto por Jerry Espíndola, Márcio de Camillo e Rodrigo Teixeira.

Em meio a uma atmosfera pautada em música regional mesclada com tons latinos, o repertório do grupo apresentou alguns clássicos, como sua versão de Trem do Pantanal, diversas canções autorais e reforçou a promoção do lançamento de seu novo EP, Delta da Vida, cujo título também nomeia uma de suas mais recentes composições. Além da musicalidade, que valoriza e representa a expressão de culturas locais, a decoração do palco reflete uma proposta de descentralização da produção de culturas, promovendo visibilidade, por meio de um painel de bandeiras, aos países da América do Sul e outras nações latino-americanas. Nesse contexto, vale ressaltar que o nome do grupo também está alinhado à proposta, pois busca trazer uma relação de proximidade/fraternidade entre o Brasil, seus países fronteiriços e nações arredores, mostrando que, na condição de latinos, somos todos Hermanos Irmãos.

O show teve início às 19h, momento no qual professores, técnicos administrativos e acadêmicos já estavam presentes para prestigiar o evento, que, além da atração musical, contou com a presença do ilustre Capi, mascote da UFMS, que surpreendeu o público com sua aparição inesperada e causou descontração ao posar para fotos com os integrantes da comunidade universitária. Abaixo, podemos conferir algumas percepções de alguns dos presentes no Show de Verão UFMS 2022 realizado no CPAQ:

“O show foi um choque de cultura, a prova do quão imensa é a diversidade cultural da música, tanto nacional quanto estadual. Em uma região rodeada apenas pelo sertanejo, os Hermanos Irmãos trouxeram o quão bom podem ser outros estilos musicais, também da região”, disse Alessandra Costa, estudante do 1º semestre do Curso de Pedagogia.

“O show de verão foi uma ótima oportunidade de integração na universidade, dado que ficamos quase oitocentos dias afastados. Então, poder retornar e vivenciar esses momentos de descontração é muito bom e muito gostoso, visto que nos dá um sentimento de ânimo e de pertencimento à universidade!”, destacou Fernanda Adegas, estudante do 5º semestre do Curso de Letras.

“Gostei muito dos Hermanos irmãos no Show de Verão UFMS/CPAQ. O público universitário presente pôde apreciar um repertório muito aculturado, com músicas de autoria própria com alto teor cultural regional e latino. Com voz e violão/viola, tocaram músicas clássicas de MPB. Com certeza irei acompanhar a trajetória deles de agora em diante”, comentou o Professor Fernando Rodrigo Farias, docente do Curso de Geografia.

“Prestigiar o Show de Verão da UFMS presencialmente, com professores e amigos que conheci virtualmente na pandemia, foi muito prazeroso! Penso que a realização desses eventos é uma ótima oportunidade para conhecer outros estilos musicais e culturais dos locais que o grupo já andou”, ressaltou Filipe Adegas, estudante do 5º semestre do Curso de Matemática.

Texto: Marco Santos