Campus de Aquidauana possui réplica de fóssil queimado no Museu Nacional

Postado por: Joao Doarth

O Campus de Aquidauana (CPAQ/UFMS), por meio de seu Centro de Documentação Histórica (CeDHis), informa, a quem tiver interesse em conhecer, que possui uma réplica do fóssil do cavalo pré-histórico, queimado no incêndio do Museu Nacional no Rio de Janeiro.

O cavalo fóssil, que tem sua réplica em resina no CPAQ, apresenta ocorrência no Pleitoceno (era Cenozóica/Quaternária). Esta é a época que corresponde ao aparecimento do homem e dos animais contemporâneos, com cerca de 2 milhões de anos. É o cavalo mais antigo do Brasil, possivelmente do mundo.

Réplica do cavalo fóssil se encontra disponível no Centro de Documentação Histórica do CPAQ/UFMS (Clique para aumentar)

O cavalo fóssil foi descoberto pelo pescador Jerônimo dos Santos, quando pescava com uma tarrafa no rio Paraguai, nas imediações de Corumbá (MS).

O item, composto por três peças, pertence ao Fundo Casa da Memória – Arnaldo Estevão de Figueiredo e possui certificado de autenticidade expedido pelo Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O item pode ser apreciado por qualquer interessado. Basta ir à Unidade III do Campus de Aquidauana, em seu Centro de Documentação Histórica, localizado na Rua Pandiá Calógeras, 387, Centro, Aquidauana (MS).