Campus de Aquidauana participa da organização do Enade 2021

Postado por: Marco Santos

No último domingo (14), estudantes concluintes de cursos de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) realizaram o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que tem como objetivo avaliar o conhecimento dos alunos em relação aos conteúdos programáticos estabelecidos nas diretrizes curriculares dos cursos.

Nesse contexto, estudantes do Campus de Aquidauana (CPAQ) se fizeram presentes na Unidade II do CPAQ a fim de prestar o exame, requisito obrigatório para a colação de grau e cuja nota se exprime como elemento obrigatório a constar no histórico escolar acadêmico. Portanto, diversos alunos de variados cursos de licenciatura e de um curso de bacharelado foram avaliados.

Para que o processo de organização do exame ocorresse de maneira adequada, servidores docentes e técnico-administrativos do CPAQ, bem como colaboradores terceirizados, atuaram em conjunto na condução de sua logística. Dentre as contribuições da equipe, destaca-se a preparação de um kit distribuído aos estudantes como forma de recepção acolhedora, o qual continha água, biscoitos, 1 caneta preta, 1 camiseta e 1 garrafa, sendo os dois últimos itens especialmente confeccionados com o logo da UFMS.

“Como se sabe, o Enade é uma das ferramentas de avaliação dos cursos superiores, correspondendo, sozinho, a 55% do Conceito Preliminar de Curso, tornando a participação dos alunos essencial para que o curso avaliado consiga ou mantenha uma boa nota”, destacou o Prof. José Alonso, docente dos Cursos de Letras da UFMS/CPAQ. Nota-se, assim, a relevância do exame e as expectativas dos alunos e professores acerca do desempenho a ser alcançado na avaliação.

Em meio a uma atmosfera de cooperação e envolvimento, os participantes da realização do Enade no CPAQ puderam experienciar um momento em que o espírito de solidariedade despontou como um diferencial: “Como Professor de Literatura Brasileira e outras disciplinas no campus, fui encarregado de recepcionar os alunos dos Cursos de Letras na ocasião. Nesse dia, já próximo ao horário de abertura dos portões, reuni os alunos de Letras e tive uma breve conversa com eles, ressaltando que estavam representando ali não só seu desempenho ao longo do curso, mas também contribuindo para uma boa avaliação dos Cursos de Letras como um todo”, comentou o Prof. Alonso.

A previsão dos resultados do Enade é para agosto de 2022 e sua divulgação fica a encargo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela aplicação do exame.

Enade

Clique aqui e saiba mais sobre o exame.

Clique aqui e veja registros da organização do Enade no CPAQ.

Texto: Marco Santos