Câmpus de Aquidauana marcou presença no Integra UFMS; veja as participações
Realizado entre os dias 5 a 10 de novembro em Campo Grande (MS), o Integra UFMS recebe acadêmicos e docentes de toda a Instituição. O evento busca atuar como um amplo espaço de visibilidade para a divulgação dos trabalhos dos programas institucionais, maximizando o compartilhamento entre as áreas de conhecimento, com enfoque no Ensino, Pesquisa e Extensão.
Bem representado, o Câmpus de Aquidauana (CPAQ/UFMS) marcou presença nas atividades e contou com a participação de diversos docentes e acadêmicos que, apresentando trabalhos, palestras e participando ativamente das ações do evento, contribuíram para a produção de conhecimentos na UFMS (veja álbum de fotos completo aqui).
Pelo curso de Letras/CPAQ (Foto 2), os acadêmicos Mateus Millian e Ana Clara Hatsumi Contini e a Técnica Flávia Melville Paiva apresentaram o trabalho “Internacionalização do Portal UFMS”. O trabalho está vinculado ao laboratório de tradução do Câmpus de Aquidauana, coordenado pelo Prof. Auri Claudionei Matos Frübel, e busca fortalecer e incrementar as atividades de cooperação e mobilidade internacionais, tornando as páginas dos programas de pós-graduação e administração central bilíngues (Português-Inglês), pautando-se na Teoria Comunicativa da Terminologia (TCT).
Sob orientação do Prof. José Alonso Torres Freire, outros dois alunos do curso também apresentaram trabalhos de iniciação científica. O bolsista Murilo de Carvalho Corumbá apresentou o trabalho “A representação de negros e oprimidos na obra de Monteiro Lobato”. Já o acadêmico voluntário José Carlos Santana Junior apresentou o trabalho “A questão das aparências na obra de Lima Barreto”.
O curso também colaborou com a difusão da cultura na UFMS. Como resultado do projeto “Teatro e cinema da Universidade”, coordenado pelo Prof. José Alonso Torres Freire, os acadêmicos Lucas Pereira da Silva Santos e Julianna de Lima Ortiz apresentaram um banner de cultura sobre as atividades desenvolvidas no projeto e, na modalidade “Mostra”, foi apresentada a peça teatral “Todos querem ser Dona Margarida” (Foto 3), que é uma adaptação da diretora Bianca Machado e da Cia. de Teatro Pé Esquerdo do já clássico texto de Roberto Athayde, “Apareceu a Margarida”, de 1973.
O curso de Ciências Biológicas/CPAQ (Foto 4) contou com a participação de vários acadêmicos, que apresentaram dois trabalhos de iniciação científica (PIBIC), três de iniciação científica voluntária (PIVIC) e dois de extensão, sob orientação da Profa. Camila Aoki. Os trabalhos estavam vinculados ao Grupo de Estudos Integrados em Biodiversidade do Cerrado e Pantanal e geraram dados inéditos sobre interações ecológicas no Pantanal. No projeto de extensão, parte do conhecimento gerado nas pesquisas foi divulgada à comunidade externa.
Além das participações citadas, o curso de Ciências Biológicas do CPAQ também contribuiu por meio da apresentação da palestra “Produção pecuária sustentável e conservação de animais silvestres”, ministrada pelo Prof. Julio Cesar Souza (veja o flyer aqui).
Outro destaque foi a participação do curso de Turismo/CPAQ (Foto 5), com a presença de acadêmicos e docentes e a obtenção de uma das premiações do evento. A acadêmica Larissa Renata de Souza Santiago apresentou o trabalho “Welcome to Pantanal Gateway”, que foi considerado o terceiro melhor do evento na área de Ciências Sociais Aplicadas. Sob orientação do Prof. Izac de Oliveira Belino Bonfim, o projeto de extensão busca regularizar e fomentar o cadastro dos prestadores de serviços de turismo (Cadastur) da cidade de Aquidauana (MS) e Anastácio (MS) junto ao Ministério do Turismo, para que os municípios tenham o diagnóstico real do número de empreendedores e prestadores de serviços nas duas cidades.
“O projeto foi de suma importância, pois ofereceu possibilidades concretas de estar em contato com o mercado e de entender as necessidades e dificuldades que os pequenos empresários das duas cidades enfrentam para manter suas empresas em funcionamento”, disse a acadêmica. O docente, por sua vez, agradeceu o apoio recebido e os resultados obtidos: “o projeto teve a participação fundamental e apoio da Fundação de Cultura e Turismo de Aquidauana. Foi importante porque detectamos a estrutura do mercado das duas cidades e a inserção do profissional egresso”.
O curso de Turismo/CPAQ também apresentou importantes pesquisas desenvolvidas. O projeto “Turismo em Terras Indígenas” foi apresentado e é coordenado pelos docentes Izac Bonfim e Patrícia Zaczuk Bassinello, contando com a participação dos acadêmicos extensionistas Alexsander Arguelo e Jose Luiz Leite Torres. O projeto “Revelando Memórias: Narrativas e Experiências dos Idosos de Aquidauana-MS” foi apresentado pela acadêmica extensionista Andreia Vaz Nascimento e é desenvolvido sob orientação da Profa. Patrícia Zaczuk Bassinello.
A pesquisa “Políticas Públicas de lazer do estado de Mato Grosso do Sul e do município de Campo Grande: primeiras aproximações” (Foto 6) foi apresentada pela acadêmica Monique Ferreira Veloso Soares e desenvolvido sob orientação da Profa. Patrícia Zaczuk Bassinello.
Também pelo curso de Turismo/CPAQ, o projeto “Turismo e unidades de conservação: mapeamento e análise das condições ambientais e dos atrativos turísticos integrantes da estrada Parque Piraputanga-MS” (Foto 7) foi apresentado pela acadêmica Ivânia Mineiro de Souza, sob orientação da Profa. Lucy Ribeiro Ayach. O trabalho foi apresentado no Integra UFMS no dia 06/11, no período matutino, dentro da área de Turismo / Ciências Sociais Aplicadas.
O curso de Geografia/CPAQ marcou presença com a apresentação de pesquisas relevantes no cenário regional. A acadêmica Emanuella Amábyle Arruda Sá Pereira apresentou o estudo “Mapeamento geomorfológico do Pantanal da Nhecolândia/MS” (Foto 8). Sob orientação da Profa. Elisângela Martins de Carvalho, a pesquisa visou identificar e mapear as feições geomorfológicas deposicionais no Pantanal da Nhecolândia-MS.
Também pelo curso de Geografia/CPAQ, foram apresentados importantes trabalhos de iniciação científica. A pesquisa intitulada “Determinação da Área Queimada no Pantanal da Nhecolândia no ano de 2017” (Foto 9) foi apresentada pelo acadêmico Jorge Willian Francisco de Souza (Geografia/Licenciatura). Sob orientação do Prof. Emerson Figueiredo Leite, o acadêmico Jorge aplicou técnicas de sensoriamento remoto orbital para mensurar as áreas queimadas no Pantanal da Nhecolândia no ano de 2017, no período de estiagem.
O curso de Geografia/CPAQ também contou com a apresentação do estudo “Mapeamento do desmatamento através da técnica de detecção de mudanças no Pantanal da Nhecolândia-MS”, desenvolvido pelo acadêmico Jarisson Lucas da Costa Silva (Geografia/Licenciatura). Sob orientação do Prof. Emerson Figueiredo Leite, o acadêmico Jarisson mapeou e quantificou áreas de mudanças da cobertura da terra através da subtração de imagens índices de vegetação. Em ambos os trabalhos orientados pelo docente, foram utilizadas imagens multitemporais do sensor óptico OLI Landsat 8, tratamento estatístico dos dados.
“Os resultados demonstraram a eficiência das técnicas na detecção de alterações na cobertura vegetal ao longo do tempo, notadamente causadas pelo uso do fogo como prática de manejo de pasto, e causadas pelo desmatamento, onde a substituição da vegetação arborea (cerradão) é retirada em substituição pelo cultivo de pasto”, analisou o Prof. Emerson.
O curso de Geografia/CPAQ contou ainda com a apresentação de uma pesquisa sobre insegurança urbana (Foto 10). O estudo “A insegurança urbana em cidades pequenas: uma análise da violência em Miranda e Dois Irmãos do Buriti/MS” foi apresentado pela acadêmica Lilian Adriana Fernandes Dias, do sexto semestre do curso de licenciatura em Geografia. Sob a orientação do Prof. Ricardo Lopes Batista, o objetivo do trabalho foi compreender a dinâmica da violência através do estudo de suas dimensões objetivas e subjetivas, analisando, no contexto das cidades pequenas, os dados oficiais de registros de ocorrências.
O orientador do estudo, Prof. Ricardo, definiu a metodologia adotada no estudo: “destacamos os crimes de homicídio doloso, roubo, furto e tráfico de entorpecentes, tendo como recorte temporal o período de 2007 a 2017 e sua relação com o aumento da insegurança. Para compreender a violência subjetiva, ou seja, aquela compreendida pelo medo difuso que não está diretamente relacionada com a vitimização, analisamos o papel da mídia e a representação das cidades como espaços inseguros”.
O curso de Pedagogia/CPAQ também compartilhou sua produção acadêmica com a comunidade. A acadêmica Belquis Vitorino Nimbu apresentou o trabalho “Extensão dos sabores e saberes nas escolas: arte, tecnologia e literatura em abordagens interdisciplinares” (Foto 11). Sob orientação da Profa. Ana Lúcia Gomes da Silva, o estudo objetivou analisar as ações desenvolvidas no projeto de extensão “Sabores e saberes da arte, tecnologia e literatura nas múltiplas linguagens escolares”, desenvolvido em diferentes espaços de escolas indígenas e não indígenas.
O curso de Pedagogia/CPAQ prestou outras importantes contribuições durante o evento (foto 12). O trabalho sobre o projeto “Canto coral na UFMS/CPAQ”, desenvolvido pela acadêmica Milena Marques e pela docente Cinara Baccili (IFMS), que é regente colaboradora do projeto, foi apresentado por meio de banner, sob orientação da Profa. Ana Lúcia Gomes da Silva. O trabalho “Ludicidade: uma ferramenta para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes em situação de acolhimento”, coordenado pela Profa. Franchys Marizethe Nascimento Santana Ferreira e desenvolvido por acadêmicas da Pedagogia, também foi apresentado na modalidade banner.
O curso de Administração/CPAQ foi bem representado no Integra. A acadêmica Fabiana Duarte Mendonça, do terceiro semestre do curso, apresentou o trabalho sobre o projeto “Dança Danza UFMS” (foto 13), do qual é bolsista. Sob coordenação das Professoras Daniela Althoff Phillipi e Ione Vier Dalinghaus, o projeto visa promover atividades culturais por meio da dança e da música, contribuindo para o entretenimento, bem-estar e saúde da comunidade.
A acadêmica ficou contente com sua participação: “Ter participado do integra-2018 foi gratificante e muito emocionante. Esse evento me fez abrir os horizontes e almejar mais o sucesso. O nosso projeto foi muito elogiado e os avaliadores eram muitos simpáticos. Integra foi a melhor experiência vivida! Integra 2019, aí vamos nós!”.
“Contamos também com a importante participação da também bolsista do Projeto Lizandra Furtado Ramos de Moraes e de participantes da universidade e externos. Foi uma grande oportunidade para a bolsista, que pode também conhecer outros projetos, interagir, trocar ideias com os avaliadores e participantes, representar o nosso grupo e ressaltar a importância do projeto para a sociedade”, disse a Profa. Daniela.
Além das contribuições citadas, ocorreram outras importantes participações de acadêmicos e docentes do câmpus. Todas elas merecem nossos parabéns pelo empenho em compartilhar o conhecimento produzido em nossa Instituição!
Confira o álbum de fotos completo da participação do CPAQ no Integra UFMS 2018!