Campus de Aquidauana forma 73 novos profissionais em cerimônia on-line

Na tarde de segunda-feira, 18, foi realizada a cerimônia de colação de grau dos estudantes do Campus de Aquidauana (CPAQ). A solenidade, feita por videoconferência, reuniu 73 formandos dos cursos de Administração, Ciências Biológicas, Geografia (licenciatura), História, Letras, Matemática, Pedagogia e Turismo.

Familiares e amigos acompanharam a celebração simultaneamente pelo canal da TV UFMS no Youtube. O público interagiu no chat virtual e parabenizou os novos profissionais pela importante etapa concluída.

A licenciada em Pedagogia, Rosinete Aparecida dos Anjos, foi a oradora representante dos concluintes do Campus de Aquidauana. A estudante destacou a conquista alcançada e agradeceu a todos que fizeram parte desta trajetória. “Hoje celebramos uma grande conquista, um dos mais belos momentos de nossa jornada acadêmica! Nossos sinceros agradecimentos a todos que de alguma forma contribuíram para essa vitória”, disse. “2020 foi um ano totalmente atípico, somos vencedores. Esta tarde marcará nossas vidas, pois aqui sela uma fase pela qual passamos e que só nós sabemos o que enfrentamos, dia após dia. Hoje nós encerramos mais uma etapa de uma história que não terá pontos finais”, afirmou Rosinete.

Reitor Turine destacou a importância de ter o diploma da UFMS (clique para aumentar)

“É com grande alegria que estamos nesta tarde para celebrar mais uma etapa de suas vidas. Este é um momento muito especial e com certeza inesquecível, é a realização de um sonho. Uma conquista que superou vários obstáculos, mas garanto que terem chegado até aqui valeu muito a pena. […] Vocês sairão desta Instituição qualificados para atuar nas suas respectivas áreas, pois a educação da UFMS é gratuita e de muita qualidade”, discursou Adriana Wagner, diretora em exercício do CPAQ.

Durante a cerimônia, a vice-reitora Camila Ítavo homenageou os familiares e amigos dos formandos. “Aqueles que são testemunhas das nossas vidas, aqueles que nos apoiam de longe ou de perto. Uma homenagem especial aos pais, familiares e amigos, as pessoas que apoiaram cada um de vocês, porque sabemos que essa vitória não é individual e sim coletiva. Vocês agora têm uma grande ferramenta, um diploma maravilhoso chancelado pela nossa Universidade, para mudar a vida de vocês, dos outros, da família de vocês, e principalmente melhorar a realidade que vocês irão atuar. […] A partir de hoje vocês levam a UFMS em cada ação que fizerem”, declarou.

O reitor Marcelo Turine enfatizou a importância de ter o diploma da UFMS. “É um momento único em nossa vida como ser humano. Ter um diploma de um curso superior em uma universidade pública, gratuita, de qualidade, inclusiva, laica, uma das melhores do mundo, é um diferencial nessa viagem que vai começar para vocês a partir de hoje”, disse Turine. “Sem educação e sem ciência nós não vamos reduzir as desigualdades e garantir os direitos previstos na nossa Constituição, então a gente aposta muito em vocês aqui hoje. Vocês são vitoriosos! 2020 foi um ano de muita aprendizagem, muita emoção, e vocês conseguiram chegar neste momento de uma colação de grau”, concluiu.

A colação de grau foi realizada em conjunto com os Câmpus de Chapadão do Sul e Coxim.

Veja abaixo a cerimônia completa:

Texto: Juliana Ovelar (estagiária da Agecom no CPAQ)