CAMPUS DE AQUIDAUANA É CONTEMPLADO COM RECURSO DA FUNDECT PARA EXTENSÃO TECNOLÓGICA

Postado por: Adriana Wagner Wagner

Proposta elaborada por servidores do Campus de Aquidauana é contemplada na Chamada Fundect/Semadesc/Seaf 2023 voltada para a realização de Extensão Tecnológica junto a Agricultores familiares, povos originários e comunidades tradicionais. A proposta levará energia solar fotovoltaica para a Associação das Mulheres do Assentamento Monjolinho, em Anastácio.

Segundo a Sra Maria da Penha, Presidente da Associação que congrega mulheres em torno da produção de pães e farináceos a partir de frutos como o baru, o custo com energia elétrica é alto e impossibilita a utilização de todos os equipamentos que possuem, diminuindo a capacidade produtiva.

A associação promove a geração de renda para as mulheres do assentamento que comercializam a produção na Feira da Agricultura Familiar em Anastácio semanalmente. “Com o uso da energia solar fotovoltaica, há a otimização no custo do insumo energia, aumentando a produção e diminuindo o esforço empregado pelas mulheres”, diz a coordenadora do projeto Ana Graziele Lourenço Toledo. Também participam do proposta os servidores Adriana Wagner e Rafael Melcher.

O projeto contempla o estudo do processo produtivo, necessidade de insumos, análise de viabilidade econômica e técnica, registro, documentação e instalação de placas para geração de energia solar fotovoltaica, no prazo de um ano.