Campus de Aquidauana colabora com Plano Municipal de Turismo

Acadêmicos do curso de Turismo do campus de Aquidauana (CPAQ) colaboraram na construção do Plano Municipal de Turismo, desenvolvendo análises qualitativas por meio de uma pesquisa do tipo survey. O estudo foi viabilizado pela parceria entre a Secretaria e Cultura e Turismo (Sectur) de Aquidauana e a Direção do CPAQ, tendo o intuito de buscar informações junto a uma amostra da população sobre suas necessidades e pedidos referentes ao turismo da cidade. O Plano teve início em abril deste ano e a pesquisa foi realizada em durante o mês de novembro.

Para a coleta de informações e análises foram elaborados três modelos de pesquisa escolhidos por estudantes e pela Sectur. As orientações práticas foram atribuídas aos acadêmicos Humberto Torres e Wender Santos, na disciplina de Gestão do Turismo. De acordo com o orientador da pesquisa, professor Izac Bonfim, o projeto deseja contribuir com a questão econômica do município e na geração de empregos. “Com o Plano Municipal de Turismo, a Sectur quer expandir suas ações para além dos eventos esporádicos que organiza, atraindo uma demanda mais significativa com a criação de novos produtos turísticos para a cidade e entorno, buscando novos segmentos e incentivando o empreendedorismo local”, observou.

Além disso, o orientador destacou que as pousadas pantaneiras são o principal destino dos turistas, mas que o objetivo é apresentar outras opções que possam também colaborar com a sociedade. “É necessário expandir a atividade turística para novos nichos de mercado além das pousadas pantaneiras. Essas ações podem ser um plano de marketing, criação de novos roteiros turísticos e/ou produtos com segmentação diversificada. Seja no turismo étnico, rural, ecoturismo, aventura, pesca e histórico cultural. Os impactos na sociedade podem ser sociais, culturais e econômicos”, explicou.

Segundo o secretário da Sectur de Aquidauana, Humberto Torres, o Plano Municipal possui o papel de preparar, organizar e planejar Aquidauana para apresentar condições melhores para o recebimento de turistas e visitantes. “O Planejamento a curto, médio e longo prazo busca fortalecer e fomentar nossos produtos, atrativos, equipamentos e toda cadeia produtiva”, destacou.

O documento está sendo criado de forma colaborativa com empresários e sociedade, contempla algumas áreas estratégicas como gestão de turismo, gestão de eventos (culturais, esportivos, gastronômicos), qualificação de produtos e serviços turísticos (mão de obra técnica), fomento do empreendedorismo local relacionado ao turismo como agricultura familiar, pesca, artesanato, entre outras.

“Esse será o primeiro Plano Municipal de Turismo da cidade, estamos colaborando com informações históricas, geográficas e ambientais do Mato Grosso do Sul, além do apoio a gestão pública e, principalmente, a formulação de políticas que atendam às necessidades da sociedade que direta e indiretamente são afetadas por esse setor terciário da economia. O turismo não deve ser o principal setor econômico da cidade, mas irá agregar valor a outras áreas econômicas”, acrescentou Bonfim.

O diretor do CPAQ, Auri Frübel, ressalta a importância da participação da Instituição na construção do Plano. “É muito importante que a UFMS tenha participado da elaboração do Plano Municipal de Turismo, por se tratar de um documento estratégico que reúne os princípios orientadores para o desenvolvimento da atividade turística em Aquidauana. Vale destacar também, que o campus tem mantido um excelente relacionamento institucional com a Prefeitura de Aquidauana, desenvolvendo, em parceria, nestes últimos anos, uma série de ações que tem contribuído para o desenvolvimento do município. Gostaria, também, de parabenizar a Sectur que conduziu os trabalhos para a constituição deste documento”, comentou.

O Plano Municipal trará para a comunidade ações e objetivos que, posteriormente, serão implementados pela Sectur em Aquidauana. A previsão de finalização é entre os meses de janeiro e fevereiro de 2020.

Texto: Juliana Ovelar (estagiária do campus da Aquidauana)/Mara Machado (estagiária de Jornalismo)