Campanha Natal Solidário e exposição de fotos encerram projeto de extensão

Postado por: Joao Doarth

O Projeto de extensão “Revelando Memórias: narrativas e experiências dos Idosos de Aquidauana/MS” encerrará o seu cronograma de ações com campanha de Natal Solidário e exposição de fotos. A campanha Natal Solidário “Adote a Memória de um Idoso” contempla uma ação de arrecadação de fraldas geriátricas nos tamanhos M ou G, no período de 27/11 a 12/12, para serem doadas em benefício aos idosos que residem no Asilo São Francisco. As caixas para recolhimento das fraldas estão localizadas em dois pontos de coleta: em frente à biblioteca da UFMS/CPAQ, unidade II, e na comunidade Perpétuo Socorro, que fica na rua Estêvão Alves Corrêa, s/n, ao lado da Caiobá Motos (apenas nos horários de missa e novena).

Ao mesmo tempo, o projeto desenvolvido durante o semestre por acadêmicos do 6º período do Curso de Turismo, sob a coordenação da profa. Patrícia Bassinello, convida a comunidade acadêmica e aquidauanense a prestigiarem, no dia 12/12, a partir das 19:30, na estação cultural de Aquidauana, a exposição de fotos e dos trabalhos realizados pela equipe durante o projeto, especialmente as “memórias dos idosos”, registradas em alguns dos emocionantes relatos e expressões artísticas protagonizadas pelos idosos do asilo.

Os relatos procuraram imprimir as histórias, lembranças e experiências deles com os espaços, com o lazer e com o cotidiano da cidade de Aquidauana, em seu período de adolescência e infância. O ensaio fotográfico, clicado na entidade, com a expressão sensível dos rostos dos idosos, também nos convida a refletir sobre várias questões, tais como o sentido da vida e suas relações, o incentivo e fomento de políticas públicas de intervenção na saúde mental e social – que envolve e prioriza este público, assim como a importância de mais projetos que resgatem e valorizem a memória deles, a humanidade dessas pessoas como patrimônio histórico e cultural imaterial do cotidiano de um município.

Vale destacar que a equipe do projeto se motivava a cada encontro no Asilo, pois o simples fato da aproximação com eles, do diálogo e atenção para com os idosos, assim como os idosos perceberem que estavam sendo fotografados e entrevistados, já era o suficiente para extrair sorrisos e emoção do grupo.

Contamos com a adesão de todos para a doação de fraldas e para prestigiarem a exposição dos trabalhos!