Caminhada organizada pelo CPAQ tem repercussão positiva entre participantes

Postado por: Marco Santos

Visando ao fomento da prática de exercícios físicos e ao estímulo da adoção de hábitos saudáveis como um estilo de vida, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) realizou, no último domingo (7), uma série de atividades promovida, simultaneamente, pela Cidade Universitária e todos os câmpus da UFMS.

Nesse contexto, o Câmpus de Aquidauana (CPAQ) contribuiu como mais um participante na organização da 2ª Caminhada nos Câmpus, ação que envolveu tanto membros da comunidade universitária quanto membros da comunidade externa. Na ocasião, os envolvidos tiveram a oportunidade de caminhar ao longo de um percurso de 4,4 km, que teve como ponto de partida e chegada a Unidade I do CPAQ e contou com o suporte de postos de hidratação em pontos específicos do trajeto.

“A caminhada da UFMS/CPAQ superou as expectativas, com participação bastante significativa, envolvendo servidores, acadêmicos e a comunidade externa, momentos descontraídos e alegres, com pessoas sorrindo e interagindo. A união entre as pessoas foi visível. Todos os participantes estão de parabéns! Todos concluíram o percurso sem cansaço e sem fadiga. Inclusive, houve muitas sugestões para aumentar o percurso na próxima caminhada. Gratidão a todos! O sucesso só aconteceu porque a felicidade era a contribuição de cada um que lá esteve. Foi um pontapé inicial para a nossa volta ao novo normal!”, destacou Mauro Sérgio Carvalho, Presidente da Comissão Organizadora.

Antes do início da caminhada, todos os participantes receberam um kit contendo 1 camiseta do evento e 1 fruta e, ao fim do percurso, todos foram congratulados com uma medalha, ato que representou uma forma de agradecimento da UFMS para com todos aqueles que se dispuseram a participar do evento e, antes e acima de tudo, torná-lo possível.

“Como servidora da UFMS e amante dos esportes, foi prazeroso participar da 2ª Caminhada nos Câmpus da UFMS 2021 no Câmpus de Aquidauana. Esse evento proporcionou a interação entre a comunidade universitária e a comunidade externa. Com uma manhã de domingo com temperatura bem amena, todos aproveitaram a caminhada. Antes de iniciarmos, contamos com a parceria do Sesc Aquidauana para um aquecimento. Todo o percurso foi acompanhado pela Comissão Organizadora e pela Polícia Militar, que controlou o trânsito por todo o percurso, garantindo a segurança de todos os participantes. Todos nós, participantes, fomos contemplados com uma camiseta e, no final, uma medalha de participação. Durante o percurso, tínhamos água à disposição e, no final, frutas a todos. Enfim, quero agradecer às Pró-Reitorias, à Direção e à Comissão Organizadora pelo belíssimo evento e que tenhamos, cada vez mais, eventos esportivos!”, comentou a Profª. Adriana Wagner.

“Ao meu ver, a caminhada atingiu vários objetivos não somente por proporcionar saúde por meio da atividade física, mas, sobretudo, pela socialização proporcionada nesse momento em que estamos tão feridos e afastados uns dos outros. A interação descontraída entre professores, técnicos e alunos proporcionou um ambiente descontraído, que, sem dúvida, contribui para nossa saúde também mental. Parabéns à equipe organizadora e coordenação pelo atendimento carinhoso, pela preocupação, pela parceria com o Sesc no alongamento e orientação profissional! Detalhes como a entrega de água em nossas mãos durante a caminhada e recolhimento dos recipientes, entrega de fruta, de cereal, fizeram a gente se sentir acolhido. Enfim, me diverti bastante!”, apontou a Profª. Lucy Ribeiro Ayach.

Além das percepções das docentes, podem ser conferidas abaixo mais algumas falas de outros participantes a respeito da 2ª Caminhada nos Câmpus organizada pelo CPAQ:

“Ao longo da caminhada, como estudante da UFMS, foi muito gratificante divulgar a universidade onde estudo! Sou da turma que entrou em 2020, ano em que as atividades tornaram-se on-line e, por isso, quase não interagi presencialmente com o pessoal da universidade e, ao longo do percurso, foi muito bom conversarmos e interagirmos para nos conhecermos melhor! A comissão organizadora também soube organizar muito bem os detalhes, tais como a distribuição de água, as camisetas, medalhas e as fotos do final. Foi a primeira medalha que ganhei por fazer exercício, visto que sou meio sedentário e sofri no aquecimento do início da caminhada (risos). Agora já estou esperando a próxima caminhada, pois no final fiquei com vontade de andar mais (quem sabe ir até a Unidade II). Quero agradecer a toda a organização pela dedicação e esforço para que a caminhada acontecesse. Parabéns!”, ressaltou Felipe Cruz Adegas, acadêmico do Curso de Matemática.

“Parabéns pela organização da 2ª Caminhada nos Câmpus da UFMS! Foi um evento em que os participantes puderam se exercitar e interagir em uma manhã de domingo!”, disse Marlene Jacob da Silva, membro da comunidade externa.

Galeria de fotos

Clique aqui para conferir a galeria de fotos da caminhada realizada pelo Câmpus de Aquidauana.

Texto: Marco Santos