Café com a Direção tem edição com acadêmicos

Postado por: Marco Santos

De modo a proporcionar uma gestão de caráter participativo, a Direção do Campus de Aquidauana – CPAQ promoveu, no último sábado (4), o Café com a Direção para estudantes representantes de turmas de Cursos de Graduação do CPAQ. O convite foi realizado de modo que, na ocasião, fizesse-se presente um aluno de cada semestre de cada um dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura do campus.

A ação teve início às 8h, momento no qual todos foram recepcionados pela Diretora, Professora Ana Graziele Lourenço Toledo, e pela Coordenadora de Gestão Acadêmica, Professora Adriana Wagner. Em meio a uma manhã descontraída, acompanhada por um delicioso café da manhã, Direção e Acadêmicos puderam trocar informações e discutir assuntos de interesse da comunidade acadêmica.

O Café com a Direção voltado ao público discente teve origem como extensão de reuniões que anteriormente ocorriam virtualmente, por meio da plataforma Google Meet, dedicadas ao tratamento de pautas relacionadas às necessidades estudantis. A reunião presencial, porém, expressou-se, para muitos, como uma atitude inovadora, pois a maioria dos presentes não havia tido, até então, a oportunidade de reunir-se presencialmente com seus colegas, especialmente nas instalações do campus.

A previsão é de que essas reuniões continuem a ser realizadas presencialmente e com frequência de uma vez por mês, pois elas se configuram não somente como um essencial momento de escuta e de busca de soluções, mas representam um gradual retorno das atividades presenciais, tão almejadas por toda a comunidade universitária, após um longo período de atividades remotas. Confira abaixo os relatos de alguns dos presentes no Café com a Direção para os estudantes:

“O café da manhã com a Direção foi uma oportunidade muito bacana de interação entre a Direção do CPAQ e os estudantes, dado que essa parceria é fundamental. Além disso, por conta da pandemia da Covid-19, muitos alunos, como eu, que sou da turma de 2020, não tiveram muito contato com a universidade. Então, esses momentos de troca e de simplesmente estar juntos são muito bons para nós, acadêmicos, visto que nos oferecem um novo ânimo de que as coisas estão caminhando de volta ao ‘novo normal’. Ou seja, foi uma manhã que nos deu um gostinho de que, em breve, estaremos de volta à universidade e isso é muito bom. Enfim, agradeço à Direção por se preocupar em nos oferecer essa atividade de interação e acolhimento”, destacou Fernanda Adegas, estudante do 4º semestre do Curso de Letras.

“O café com a Diretora foi um momento alegre, descontraído, de troca de ideias, que, com certeza, irão proporcionar tanto aos acadêmicos quanto à comunidade uma interação com a Universidade. A Diretora Ana Graziele é uma pessoa super empática e pensa em tornar o Campus de Aquidauana um lugar acessível para os estudantes, de uma forma geral, fazendo uma ponte entre Universidade, estudantes e comunidade”, ressaltou Graziela Cristine, estudante do 6º semestre do Curso de Pedagogia.

“O Café com a Direção é uma oportunidade de aproximação e vínculo entre os acadêmicos com a Direção do campus, no qual acontece troca de informações sobre as atividades do campus, dos cursos, incentivos de projetos. Trata-se de uma proposta inovadora, que, neste semestre, ocorreu de forma on-line, mas que foi muito proveitosa e na última reunião tivemos a oportunidade de participar de um café da manhã presencial, em que podemos nos conhecer pessoalmente e ter uma conversa sobre as futuras atividades e o término do semestre”, mencionou Tamila Cacho, estudante do 4º semestre do Curso de Pedagogia.

“Foi de extrema relevância participar do café/bate-papo com a Direção do campus. Como acadêmica, isso é relevante, pois é saber que podemos ser ouvidos e contribuir para trazer melhorias para cada Curso. O caminho é este: integração entre a Direção do campus e os acadêmicos para que juntos alcancem melhorias. Espero poder participar como egressa no ano de 2022, pois já estou deixando a universidade”, comentou Lidia Nascimento, estudante do 8º semestre do Curso de Pedagogia.

“A iniciativa do café da manhã com a Direção do CPAQ mostra o quanto toda a equipe da Direção está preparada para as funções. Trazer os acadêmicos para junto da Direção é uma foram de interação direta entre membros da Direção e acadêmicos, sem barreiras, sem intervenção e demora nas pautas. Temos o privilégio de termos contato direto com a Direção e podermos expor nossas ideias, reclamações, sugestões e elogios. A impressão do café da manhã proporcionado pela Direção foi realmente extraordinária! Toda a equipe está de parabéns e esperamos por mais oportunidades de podermos debater e colocar em prática as questões dos nossos Cursos e, principalmente, exercer uma democracia justa e igualitária a todos os acadêmicos e integrantes da Direção”, disse Muriel Menezes, estudante do 4º semestre do Curso de História.

“Como aluno da turma de 2020, praticamente não tive contato presencial com a faculdade. Por isso, o café da manhã com a Direção foi uma atividade muito boa e produtiva, pois trocamos ideias e nos conhecemos melhor! Considero muito importante que a Direção faça esses encontros para integrar os calouros e veteranos e, assim, tornar a UFMS unida”, disse Filipe Adegas, estudante do 4º semestre do Curso de Matemática.

Texto: Marco Santos