Biblioteca promoveu treinamento com estudantes em março

Durante o mês de março, estudantes de quatro cursos do Câmpus de Aquidauana da UFMS visitaram a Biblioteca e participaram de um treinamento sobre os sistemas de empréstimo de livros e de acesso à base de dados da UFMS, além de conhecerem métodos diversos de acesso às pesquisas científicas produzidas no país.

No dia 11 de março, aproximadamente 35 alunos do 7º semestre de Pedagogia visitaram o setor. Sob a supervisão da Professora Isabel Camilo de Camargo, os acadêmicos conheceram o Sistema Pergamum, que gerencia os empréstimos de livros de Biblioteca, o Portal ICAP (do Instituto de Capacitação, Assessoria e Pesquisa), o Periódico CAPES (da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e as diversas formas para potencializar sua pesquisa online e evitar o plágio. Durante o treinamento, os técnicos da Biblioteca também apresentaram as Normas da ABNT e esclareceram dúvidas sobre citações diretas, indiretas e as possibilidades de uso do acervo.

Mestrandos também participaram de treinamento na Biblioteca (clique para aumentar)

No dia 13 de março, a turma de 2019 do Mestrado em Geografia visitou a Biblioteca. Sob supervisão das Professoras Vicentina Socorro da Anunciação e Maria do Socorro Ferreira da Silva, os mestrandos conheceram os procedimentos de execução de uma pesquisa. Depois disso, capacitaram-se a utilizar o sistema Pergamum, o Portal ICAP, o Periódico CAPES e as Normas da ABNT, finalizando a programação com orientações sobre a utilização do acervo e de portais específicos para pesquisa pelo Curso de Geografia.

No dia 18 de março, alunos do 1º semestre do Curso de Administração, sob a supervisão da Coordenadora do Curso, Professora Daniela Althoff Philippi, participaram do treinamento oferecido pela Biblioteca, conhecendo melhor o espaço e o rico acervo. Os técnicos da Biblioteca apresentaram o sistema de empréstimos de livros da biblioteca e esclareceram as dúvidas dos acadêmicos sobre as possibilidades de uso do acervo, inclusive sobre o acervo online.

Para a Profa. Daniela, o treinamento foi importante: “muito válido e muito completo, pois envolveu desde o que é ciência e a sua relevância, a aspectos metodológicos da pesquisa, cuidados com o acervo, regras de empréstimo, dinâmica para encontrar livros no acervo físico e busca em importantes bases de dados científicas.”

Turma de Geografia foi uma das participantes do treinamento (clique para aumentar)

“Espera-se que a busca de livros e de artigos, teses, dissertações e monografias de Trabalho de Conclusão de Curso para leitura seja constante na vida dos alunos do Curso de Administração”, avalia a Professora.

No dia 21 de março, em torno de 50 alunos do Curso de Geografia – Licenciatura conheceram o setor, sob a supervisão do Professor Vicente Rocha Silva. Os técnicos da Biblioteca apresentaram o sistema Pergamum, um sistema integrado de gerenciamento de dados, utilizado por 424 Instituições, aproximadamente 8000 bibliotecas em todo o Brasil e com uma unidade na Angola. Os acadêmicos também aprenderam as funcionalidades do sistema e como acessá-lo pelo desktop, notebook ou celular, utilizando o aplicativo Sou UFMS.

A Biblioteca do CPAQ agradece a participação das turmas e iniciativa dos docentes e informa que, para agendar um treinamento, basta entrar em contato pelos números 3241-0430 / 0443 ou enviar um e-mail para biblioteca.cpaq@ufms.br.

Veja aqui as fotos dos treinamentos.