Auxílio de Inclusão Digital está com inscrições abertas

Postado por: Marco Santos

Estudantes de graduação e pós-graduação podem se inscrever para receber o Auxílio de Inclusão Digital – Acesso à Internet por meio de Chip de Dados, criado para ajudar na realização das atividades acadêmicas durante o Ensino Remoto de Emergência.

“Numa situação de emergência como essa que nós vivemos na pandemia da Covid-19, nós tivemos que nos reinventar e criar novos auxílios, uma vez que nós não paramos nossas atividades acadêmicas e desenvolvemos o Ensino Remoto de Emergência. Nesse sentido, nós tivemos que criar novas condições para que nossos alunos continuassem estudando na UFMS, entre elas auxílios para que nossos alunos vulneráveis pudessem ter acesso à internet”, explica o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Albert Schiaveto.

As inscrições vão até 26 de maio e devem ser feitas pelo site selecao.ufms.br. Para se candidatar, é necessário estar regularmente matriculado em pelo menos uma disciplina, possuir renda per capita de até um salário mínimo e meio, e possuir acesso à infraestrutura tecnológica – como celular, tablet, computador ou notebook – que possibilite o uso da Internet por meio de chip de dados.

Denize Rocha, estudante do curso de Jornalismo, é beneficiária do Auxílio de Inclusão Digital e afirma que a medida contribui fortemente com sua rotina acadêmica, principalmente pela qualidade da conexão. “Eu usei o Auxílio Inclusão Digital quando era a bolsa no valor de R$ 80. Eu colocava o pacote de dados no meu celular, assinei um plano e usava o dinheiro da bolsa para pagar. Quando trocaram o valor do dinheiro pelo chip, eu achei até melhor, porque a Internet do chip é bem melhor do que a Internet que eu tinha no meu celular”, conta. “Não tenho problema com Internet, não tenho problema com nada, o chip nunca parou de funcionar. Eu tenho conexão 24 horas por dia, consigo assistir as minhas aulas, fazer as minhas atividades e entregar meus trabalhos. O chip tem uma internet boa, uso ela bastante e tem me ajudado muito”.

Os selecionados para o auxílio serão beneficiados enquanto tiverem renda per capita abaixo de um salário mínimo e meio e/ou a Universidade manter o Ensino Remoto de Emergência.

Veja o edital completo abaixo:

EDITAL PROAES/UFMS Nº 30, DE 3 DE MAIO DE 2021

Texto: Leticia Bueno