Atividades realizadas pelo Pibid de Ciências Biológicas do CPAQ no Dia Mundial do Meio Ambiente

Postado por: SAMUEL MAX RODRIGUES DA SILVA

O conceito de meio ambiente expressa as diferentes relações estabelecidas entre os seres vivos. Logo, ele envolve a interação entre os elementos naturais e humanos do espaço, e sua importância está ligada à manutenção da vida no planeta, por isso sua conservação é indispensável.

Por reunir grande parte da população, as escolas vêm exercendo um papel fundamental na preservação do meio ambiente. As práticas de conservação ambiental estão diretamente ligadas ao conceito de sustentabilidade, incorporando os princípios de educação. Cabe à escola transmitir aos alunos conhecimentos atualizados e úteis, estimular atitudes positivas e dinâmicas em relação ao meio ambiente e desenvolver neles as habilidades necessárias para que promovam a conscientização.

No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, os pibidianos do Curso de Ciências Biológicas do Câmpus de Aquidauana, realizaram uma gincana com os alunos do ensino fundamental da Escola Estadual Cândido Mariano, sob a supervisão da professora Naíssa Benites, com o objetivo de melhorar a socialização dos alunos, estimulando a preservação e a conscientização ambiental.

Primeiramente foi feita a separação dos alunos em grupos e cada grupo tinha uma fita de cores diferentes no pulso para diferenciá-los. Cada pibidiano ficou responsável por um grupo e assim a gincana começou com a contagem de pontos, sendo: criação de um grito de guerra; caça e classificação dos cards; caça ao tesouro; leitura de um enigma com um número para localização de mudas de plantas escondidas com o respectivo número no pátio da Escola; dinâmica de perguntas e respostas. Os professores foram os avaliadores. A Atividade alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente se encerrou com o plantio de mudas nativas na Escola e as premiações.

Para a professora Dirce F. Luz, coordenadora do programa de iniciação à docência, “a importância do meio ambiente está atrelada ao seu papel fornecedor dos principais elementos necessários para a formação e continuação da vida no planeta. Um meio ambiente adequado, minimamente impactado pela ação humana, promove o crescimento sadio e harmonioso das futuras gerações e tem seus recursos naturais conservados. Desse modo, pensar na importância do meio ambiente está diretamente ligado a entender o papel desse espaço e dos seus recursos enquanto elementos fundamentais para a manutenção da vida na Terra”.

“A preservação do meio ambiente envolve a proteção dos elementos físicos, químicos e biológicos que interagem entre si, evitando problemas como desmatamentos e queimadas que impactam o planeta. O cuidado com o meio ambiente é fundamental para todos os seres que nele habitam”, ressaltou a professora Dirce F. Luz.

Confira alguns registros.

Texto: Dirce Ferreira Luz

Fotos: Samuel Rodrigues (Bolsista da Agecom)