Atividades do Abril Indígena têm início nesta semana no CPAQ

Postado por: SAMUEL MAX RODRIGUES DA SILVA

Como parte da programação da campanha Eu Respeito do mês de abril, começa nesta semana, as atividades do Abril Indígena no Câmpus de Aquidauana, que tem como objetivo celebrar a data oficial de homenagens aos povos originários. As atividades serão realizadas nas Unidades I e II do CPAQ.

A programação do Abril Indígena conta com diversas atividades. Nos dias 24 a 28 de abril, o câmpus recebe a exposição “Celebrando os Povos do Pantanal”, no hall da Biblioteca. A exposição é composta por uma mostra “Fotoaldrávica Kixoku Komómoye Terenoe”, que tem como objetivo provocar a reflexão sobre o futuro da comunidade da Aldeia Aldeinha, localizada em Anastácio (MS). Estarão expostos livros doados pelo Museu do Índio (RJ), como exemplares de publicações sobre aspectos culturais, educacionais e científicos relativos às sociedades indígenas. O catálogo de obras do Museu conta com livros didáticos indígenas, coletâneas de textos, catálogo de cultura material e exposições de revistas. Estarão expostos ainda livros didáticos do projeto Saberes Indígenas na Escola. A exposição contará com materiais e peças para venda, como cestaria, cerâmicas e artesanatos feitos pela Associação das Mulheres Artesãs da Mãe Terra.

Não é necessário agendamento para visitação e o espaço é aberto às comunidades interna e externa.

No dia 26, haverá a Oficina de Aldravia “AldrAVErsos Etno-Poéticos: Uma Oficina de Aldravia Inspirada nas questões Indígenas”, ministrado por Flavia Rohdt e Kelly Cristina Aquino para os alunos do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena, na Unidade I, das 13h30min às 15h30min.

No dia 27, às 10h acontecerá a Inauguração do Alojamento e Copa Acadêmica Indígenas, na Unidade I, e a comunidade poderá assistir as apresentações de danças. Também estão previstas no dia 27, às 14h, a apresentação cultural da Escola Estadual Indígena Guilhermina da Silva, no hall da Biblioteca. E para fechar a noite, o Coordenador Regional da FUNAI de Campo Grande (MS), Elvisclei Polidório, o Secretário de Assuntos Indígenas do município de Miranda (MS), Eliseu Lindolfo Sebastião, e a Professora da Licenciatura Intercultural Indígena UFMS/CPAQ, Celma Francelino Fialho, farão a Roda de Conversa “Koyúhoti Kixoku Vitukeovo Kopênoti”, falando sobre o modo de ser indígena, no Auditório da Unidade II.

Texto: Samuel Rodrigues (Bolsista da Agecom)