Atividades da Semana de Desenvolvimento Profissional começam no CPAQ

Postado por: SAMUEL MAX RODRIGUES DA SILVA

A 7ª edição da Semana de Desenvolvimento Profissional da UFMS iniciou, nesta semana, dia 8, e segue com atividades em todos os câmpus até o dia 13, com palestras, oficinas, minicursos e mesas-redondas. O evento é gratuito e aberto ao público.

No Câmpus de Aquidauana, as atividades tiveram início na última quarta-feira, 10, com a mesa-redonda “Inteligência Emocional e Inclusão no ambiente de trabalho”, com a participação da professora Helen Paola Vieira Bueno e do professor Celso Cavalheiro, ambos da UFMS. O evento foi mediado pela coordenadora de Gestão Acadêmica, Adriana Wagner.

Durante a mesa, a professora Helen abordou pontos sobre como as emoções têm impacto na saúde das pessoas e como as inteligências múltiplas são importantes.

“Não existe só um tipo de inteligência, valorizamos o português e a matemática, é importante, mas não só isso, estamos vivendo o momento histórico de pessoas que estão desenvolvendo conhecimentos, que nos auxilia nesse processo de conhecer o ser humano, desenvolver habilidades múltiplas, não só o português e matemática”, destacou a professora.

Ainda para a professora, “As emoções afetam todo o nosso corpo. A alegria tem um propósito muito interessante, pois ela traz uma sensação de calma e bem-estar, ela consegue eliminar os pensamentos negativos, como a raiva e a tristeza”.

Ainda na mesa-redonda, o professor Celso destacou as leis das cotas para pessoas portadoras de deficiência. “Vivemos em um país inclusivo, a lei 8.213/91 determina que uma empresa que tem de 100 a 200 empregados, é obrigada a ter uma reserva de vagas de 2% para pessoas portadoras de deficiência, como Síndrome de Down, Deficiência mental leve, autismo, até mesmo para uma pessoa com paralisia neurológica parcial”.

 

Texto: Samuel Rodrigues

Fotos: Samuel Rodrigues e Adriana Wagner