Artigo de aluno e professora do curso de Administração do CPAQ é publicado na revista Ateliê do Turismo

Mais um feito da comunidade acadêmica do Câmpus de Aquidauana (CPAQ/UFMS): o artigo intitulado “A Inovação e Sustentabilidade da Farinha de Bocaiuva: estudo em Aquidauana/MS” foi publicado no primeiro volume da Revista Ateliê do Turismo.

A Revista, que é vinculada aos pesquisadores de Turismo e Hospitalidade e ao Grupo de Pesquisa “Turismo e suas Aplicações da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul”, publicou o seu primeiro volume. Seus editores e avaliadores são docentes pesquisadores da UFMS e de diversas universidades renomadas. O artigo foi resultado do Trabalho de Conclusão de Curso do acadêmico Luiz Roberto Pereira Alves, que defendeu o seu TCC no início de dezembro.

No mesmo semestre, o aluno já havia participado do GEOTUR no CPAQ e do I Festival da Bocaiuva de Aquidauana, quando apresentou os resultados parciais da sua pesquisa à comunidade acadêmica e da região, em momentos importantes para a pesquisa do aluno, os quais lhe permitiram reflexões e troca de ideias com interessados no tema. O momento da banca, formada pelos Professores Dr. Flávio Aristone, idealizador e Coordenador do Projeto Bocaiuva: Palmeira da Paz em MS, e pelo Prof. Me. Marcus Osório da Silva (IFMS – Aquidauana), além da Orientadora, Profa. Dra. Daniela Althoff Philippi, foram cruciais para que o artigo pudesse ser submetido, aprovado e publicado.

Capa da Revista Ateliê do Turismo

O artigo trata de pesquisa cujo objetivo foi analisar as inovações, especialmente de produto e de processo, da farinha de bocaiuva em Aquidauana, com sede na Casa do Artesão e integrante do Projeto Bocaiuva: Palmeira da Paz. Com enfoque no conceito de inovação sustentável, o estudo do produto foi diretamente atrelado à abundância da bocaiuva na região e ao seu grande potencial associado à dimensões sociais, econômicas e ambientais do desenvolvimento sustentável. Constatou-se que a farinha de bocaiuva apresenta, em sua trajetória, inovações incrementais de produto e processo, com características e que proporcionam benefícios vinculados ao desenvolvimento sustentável.

Os autores agradecem imensamente o Prof. Dr. Flávio Aristone e ao Sr. Lourival da Silva Santos (Coordenador da Casa do Artesão da Produção estudada) pelos dados concedidos e pela abertura para a realização da pesquisa.

Espera-se que os resultados da pesquisa impulsionem mais estudos e inovações sustentáveis na farinha de bocaiuva e de produtos dela originados e de outros frutos nativos, incluindo inovações abertas e, concomitantemente, maior inserção de produtos da farinha no potencial notoriamente turístico da região.

Para ter acesso ao artigo completo, confira o link: http://seer.ufms.br/index.php/adturismo/article/view/5469

O CPAQ parabeniza o acadêmico Luiz Roberto Pereira Alves, do curso de Administração, e a professora Daniela Althoff Philippi, pela publicação no periódico!

Para ter acesso ao álbum de fotos sobre as apresentações do trabalho, clique aqui.