Aquidauana: um rio de saberes desaguando no Pantanal

Postado por: erciliamendes

No dia 28 de novembro (quinta-feira) ocorrerá o lançamento do Projeto de Extensão “Novos Talentos”, denominado Aquidauana: um rio de saberes desaguando no Pantanal“, coordenado pela Profa. Dra. Bruna Gardenal Fina,  no auditório Vilma Begossi, às 13h30min. Nesta data será proferida uma palestra pela Polícia Ambiental sobre problemas ambientais no rio Aquidauana e Corpo de Bombeiros sobre segurança e preparação para a atividade prática posterior a ser realizada no rio Aquidauana.

O Projeto é interdisciplinar e tem por finalidade incentivar a pesquisa e estreitar o relacionamento dos adolescentes do ensino fundamental das escolas públicas com a Universidade Federal, promovendo assim a motivação para a continuidade de seus estudos. As Escolas onde serão desenvolvidas as atividades são as Escolas Estaduais Prof. Antônio Salústio Areias e Marechal Rondon do 7º ano do ensino fundamental.

No dia 29 de novembro (sexta-feira), no período vespertino, será realizada a descida do Rio Aquidauana com os alunos das duas escolas participantes, juntamente com os Professores e acadêmicos do Campus de Aquidauana (CPAQ/UFMS) participantes do projeto, envolvendo os cursos de Biologia, Geografia, Letras e Pedagogia, além de parcerias já estabelecidas com a Polícia Militar Ambiental, 9º BE CMB, Corpo de Bombeiros e Pesqueiro Itaju. O trajeto a ser percorrido de barco no rio Aquidauana abrangerá a área urbana, da confluência do rio Taquarussu até o Pesqueiro Itaju, com observações dos principais impactos ambientais ocorrentes no rio, da importância desse ecossistema, bem como da percepção do valor do rio para a comunidade local.

Estaremos divulgando as fotos da descida do rio simultaneamente na pagina do Facebook do Campus de Aquidauana.

novostalentos