Aprovado pela Fundect, projeto leva ciência à escola e discute a arborização urbana de Aquidauana

Para despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes da educação básica, a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (Fundect) selecionou,  em 2019, 28 projetos para o Pibic Junior, o Programa de Bolsas de Iniciação Científica que une instituições de ensino superior e de educação básica, na busca por um interesse em comum: o fortalecimento da ciência no estado.

E dois dos 28 projetos selecionados foram propostos por docentes do Campus de Aquidauana da UFMS (CPAQ). Um deles, inclusive, já iniciou suas atividades e está levando o conhecimento científico produzido na Universidade para escolares de Aquidauana (MS).

Tal projeto trata de um tema bastante discutido na região pantaneira. Intitulada “Contribuição da arborização urbana para o conforto térmico em Aquidauana, MS”, a pesquisa é coordenada pela Profa. Dra. Camila Aoki (UFMS/CPAQ), que atua no curso de Ciências Biológicas do campus.

Profa. Camila Aoki (UFMS/CPAQ) coordena projeto na Escola Estadual Cândido Mariano (clique para aumentar)

A Professora conta que o projeto já está em andamento, com reuniões sendo realizadas na Escola Estadual Cândido Mariano. “Na última sexta-feira, 6 de março, realizamos uma reunião com os bolsistas (escolares), a Professora Fabiula Aletéia de Souza Santana (Supervisora), a Profa. Nilda Fatima Moraes de Oliveira Silva (Diretora) e a Profa. Patrícia Suziel Lima da Rocha Milagres (Diretora Adjunta)”, disse Camila.

Além da verificação sobre o clima aquidauanense, a docente conta que a iniciação científica é outro propósito do projeto. “Temos o objetivo de verificar o papel de diferentes espécies da arborização urbana na amenização do microclima na área central de Aquidauana (MS), bem como estimular o aprendizado e senso crítico dos alunos, através do uso do método científico e da elaboração de pesquisa científica”, finalizou a docente.

O projeto continua sendo realizado na Escola Estadual Cândido Mariano. Esclarecimentos sobre a pesquisa podem ser direcionados para a Profa. Camila Aoki, pelo e-mail  camila.aoki@ufms.br.

Texto: João Doarth