Após parceria com a UFSC, estudante de Biologia desenvolve importante pesquisa sobre algas da região

A estudante de Biologia, Bruna Kayela da Costa Fonseca, da UFMS, Câmpus de Aquidauana (CPAQ), viu uma porta aberta em um curso online e agora produz uma importante pesquisa sobre algas do município de Aquidauana (MS), em estudo sobre a Lagoa Comprida da cidade.

A acadêmica se inscreveu no curso online de “Biologia de Algas”, ministrado por uma pesquisadora do Paraguai (PY), Melissa dos Santos, em conjunto com um Professor do CPAQ, Rogério Rodrigues Faria.

Aquele curso foi muito importante para mim, porque foi a primeira vez que tive a oportunidade de conhecer mais sobre as algas e consegui um contato com alguém que trabalha nisso e isso me deu muitas ideias”, disse a estudante.

Bruna está desenvolvendo a pesquisa com o apoio de colegas e docentes do CPAQ (clique para aumentar)

Com orientação dos professores Ricardo Henrique Gentil Pereira (UFMS/CPAQ), Camila Aoki (UFMS/CPAQ), Melissa dos Santos (co-orientadora), e apoio das Técnicas Adriana de Barros (UFMS/CPAQ) e Nara Inácio Luccas (UFMS/CPAQ), além de auxílio do colega acadêmico Magno de Sá, a estudante tem desenvolvido um Projeto de Iniciação Científica (Pivic) com o tema “Fitoplâncton da Lagoa Comprida (Aquidauana, MS) e seus padrões de variação temporal”.

Bruna, que apresentará o trabalho este ano no Integra/SBPC, relatou como surgiu seu interesse em pesquisar sobre o tema: “Quando fiz o curso, me interessei muito em trabalhar com algas porque em Aquidauana a gente não tem trabalhos publicados nessa área, então eu vi isso como uma oportunidade”.

Estágio desenvolvido na UFSC foi importante para melhoria da pesquisa (clique para aumentar)

Até agora, poucos são os trabalhos realizados ou publicados que estejam relacionados a algas em Mato Grosso do Sul e Aquidauana, que é um território pertencente ao grande Pantanal e não tem estudos ficológicos. O projeto desenvolvido atualmente pela estudante, com o grande apoio dos professores, colaboradores e técnicos, ganha importância pelo impacto positivo que representa nesta linha de pesquisa e na universidade.

Nas primeiras coletas realizadas neste ano, foram mostrados resultados estimulantes, como a identificação de algas consideradas como novos registros para o Estado. Isso abriu uma porta para que a estudante fizesse um estágio curto no Laboratório de Ficologia (Lafic) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis.

Bruna soma aprendizados da UFMS/CPAQ e da UFSC para pesquisas na região (clique para aumentar)

No Laboratório e em conjunto com a sua co-orientadora, Bruna aprendeu técnicas de identificação de algas, utilização de bibliografia adequada, fotomicrografia, edição de fotos científicas, elaboração de pranchas de imagens, entre outros importantes aprendizados.

A experiência foi muito bacana! O pessoal foi muito receptivo comigo e se ofereceram para me ajudar no que fosse possível. Aprendi muito, curti as pessoas que me ajudaram e a cidade. Sinto-me afortunada de que a minha orientadora e co-orientadora tenham se esforçado tanto para que eu pudesse ter esta oportunidade, que eu não achei que teria”.

Bruna continua com sua pesquisa sobre algas na UFMS/CPAQ e apresentará os resultados no Integra/SBPC 2019.