Alunos do mestrado em Geografia de Aquidauana participam do maior encontro da Pós-graduação brasileira na cidade de Palmas – TO

Postado por: CLÁUBER ALBRES SILVA

Foi realizado, entre os dias 9 e 13 de outubro de 2023, o XV Encontro Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia, que nesta edição teve como título: “Geografias da esperança: Revisitar o Brasil, dialogar com o Mundo”. O encontro ocorreu na Universidade Federal do Tocantins – UFT – Palmas – TO.

O evento reuniu cerca de 1500 participantes de todo o país, que tiveram a oportunidade de participar de diversas atividades, como palestras e mesas redondas das mais diversificadas áreas do conhecimento geográfico. Umas das principais atividades do encontro foi a comunicação oral dos trabalhos nos GTs, sendo esta uma importante ação de avanço da pesquisa, pois os participantes têm a possibilidade de apresentar seus trabalhos científicos e dialogar com outros pesquisadores.
O Programa de Pós-graduação em Geografia, Campus de Aquidauana foi representado pelo Prof. Dr. Ricardo Lopes Batista, atual coordenador do curso e por mais seis alunos mestrandos, sendo eles: Aline Vargas de Moraes apresentando o trabalho: “Técnicas de Processamento Digital de Imagem para mapeamento no Parque Nacional da Serra da Bodoquena/MS”; Denilson Rocha dos Santos que apresentou o trabalho: “Análise dos remanescentes florestais e sua relação com o relevo no município de Anastácio – MS”; Ingrid Moraes Lima com o trabalho: “Mapas temáticos e a Geodiversidade: uma proposta geoeducativa no morro do Paxixi”; Ivânia Mineiro de Souza com o trabalho “Unidades de conservação e seu papel na proteção de nascentes: desafios para a gestão ambiental na APA estrada parque Piraputanga-MS; Sabrina Policarpio Souza Campos com o trabalho: “Relação entre os fragmentos de vegetação e ilhas de calor na área urbana de Aquidauana- MS em 2013, 2017 E 2022 e, por fim, a mestranda Vitória de Jesus que apresentou o trabalho: “Considerações sobre a composição geoeconômica do comércio exterior do município de Corumbá/MS”. Houve ainda a participação do Prof. Dr. Edson Pereira de Souza, que apresentou o trabalho: “Gincana escolar virtual: uma ferramenta tecnológica para o ensino da geografia em uma escola municipal de Campo Grande/MS, Brasil.
O professor Ricardo Lopes Batista destaca a importância dos eventos científicos, uma vez que possibilitam aos participantes a troca de conhecimento, a formação de novas parcerias de trabalho decorrentes da aproximação de linhas de interesse em pesquisa, além de proporcionar o diálogo científico por meio da comunicação da pesquisa a outros pesquisadores.

Texto: Ricardo Batista