Alunos do Curso de Administração participaram de visitas técnicas da disciplina “Administração de Materiais e Logística”
No dia 23/10, segunda-feira, a turma do terceiro semestre do Curso de Administração da UFMS – Câmpus de Aquidauana (CPAQ), em conjunto com a Professora Daniela Althoff Philippi, conheceu a prática da administração de materiais e logística em duas organizações bastante distintas: uma pública, a nossa UFMS, e a outra especializada em logística, nas atividades de distribuição e armazenagem, a “Três Américas Logística e Transporte”, empresa de grande destaque no cenário brasileiro.
Na parte de manhã, os participantes conheceram a gestão de materiais na UFMS. A visita à Coordenadoria de Gestão de Materiais (CGM/UFMS) contou com a excelente explanação e acompanhamento do Chefe da Coordenadoria, o Administrador Rogério Bezerra, que se formou no Curso no Curso de Administração do CPAQ. A visita teve início na Pró-Reitoria de Administração e Infraestrutura (PROADI/UFMS), onde se encontra a Coordenadoria de Gestão de Materiais, na estrutura organizacional da UFMS.
Além das peculiaridades da administração pública, como os seus princípios, foram abordadas as leis 8.666/93 (Lei de Licitações e Contratos) e as modalidades de licitação mais utilizadas na instituição, como o Pregão. Houve ainda uma visita guiada ao almoxarifado, em que foi possível entender o armazenamento dos materiais utilizados na UFMS, o controle de entrada e saída do estoque e a sua distribuição para as diversas unidades, aspectos relativos ao inventário e ao retorno de materiais, além da influência da vida útil de materiais na gestão e de características alusivas à gestão de materiais de uma universidade.
No período vespertino, foi possível conhecer o trabalho de uma “gigante” da Logística: a Três Américas Logística e Transportadora, com visita à sua matriz, em Campo Grande (MS), e verificação in loco de toda a sua estrutura e afinco para garantir agilidade e eficiência nas entregas dos mais diversos produtos, os quais incluem combustíveis, cargas secas e frigorificadas para todo o Brasil. Também foi abordada a gestão da qualidade na empresa, que preza pela melhoria contínua dos serviços prestados.
Para o acadêmico Lucas Ramos, a visita na UFMS “permitiu conhecer todo o sistema que envolve a administração de materiais, aquisição e despacho de materiais solicitados pelas unidades (campi)”. Além disso o aluno detalhou que, “no Almoxarifado Central da UFMS, tivemos a oportunidade de conhecer melhor a sua parte interna e seu funcionamento, desde o recebimento até a distribuição de materiais, observando detalhadamente os métodos de controle e passamos também pela sala de armazenamento dos equipamentos eletrônicos, além de termos acesso a aparelhos que são armazenados para leilão”. Com relação à visita na Três Américas, Lucas comentou ainda que achou interessante a visita estendida ao local de embarque e desembarque dos caminhões na empresa e da sua oficina própria para a manutenção da frota.
Para a acadêmica Rubiany Vasconcelos, a visita a Três Américas oportunizou conhecer de perto uma empresa grande: “não imaginava que uma empresa como esta pudesse ter sua própria oficina, posto de abastecimento de caminhões, borracharia e lava jato”. A aluna ainda observou que “cada funcionário tem a sua função ali dentro, não podendo de jeito nenhum cometer alguma falha, pois a empresa atrasaria não somente nas entregas, mas também nos pedidos” e enalteceu o rígido controle com base em tecnologias de ponta para o rastreamento das cargas.
A acadêmica também agradeceu a oportunidade: “agradeço a Prof. Daniela por nos levar a estas empresas, contribuindo para aprimorar os nossos conhecimentos”, finalizou Rubiany.
A Professora Daniela e os alunos participantes agradecem a UFMS e a Três Américas por proporcionarem momentos de grande aprendizado!
Confira o álbum de fotos da visita técnica: clique aqui.