Alunos do Curso de Administração participaram de visitas técnicas da disciplina “Administração de Materiais e Logística”

No dia 23/10, segunda-feira, a turma do terceiro semestre do Curso de Administração da UFMS – Câmpus de Aquidauana (CPAQ), em conjunto com a Professora Daniela Althoff Philippi, conheceu a prática da administração de materiais e logística em duas organizações bastante distintas: uma pública, a nossa UFMS, e a outra especializada em logística, nas atividades de distribuição e armazenagem, a “Três Américas Logística e Transporte”, empresa de grande destaque no cenário brasileiro.

Na parte de manhã, os participantes conheceram a gestão de materiais na UFMS. A visita à Coordenadoria de Gestão de Materiais (CGM/UFMS) contou com a excelente explanação e acompanhamento do Chefe da Coordenadoria, o Administrador Rogério Bezerra, que se formou no Curso no Curso de Administração do CPAQ. A visita teve início na Pró-Reitoria de Administração e Infraestrutura (PROADI/UFMS), onde se encontra a Coordenadoria de Gestão de Materiais, na estrutura organizacional da UFMS.

Chegada dos acadêmicos na UFMS, em Campo Grande (MS)

Além das peculiaridades da administração pública, como os seus princípios, foram abordadas as leis 8.666/93 (Lei de Licitações e Contratos) e as modalidades de licitação mais utilizadas na instituição, como o Pregão. Houve ainda uma visita guiada ao almoxarifado, em que foi possível entender o armazenamento dos materiais utilizados na UFMS, o controle de entrada e saída do estoque e a sua distribuição para as diversas unidades, aspectos relativos ao inventário e ao retorno de materiais, além da influência da vida útil de materiais na gestão e de características alusivas à gestão de materiais de uma universidade.

No período vespertino, foi possível conhecer o trabalho de uma “gigante” da Logística: a Três Américas Logística e Transportadora, com visita à sua matriz, em Campo Grande (MS), e verificação in loco de toda a sua estrutura e afinco para garantir agilidade e eficiência nas entregas dos mais diversos produtos, os quais incluem combustíveis, cargas secas e frigorificadas para todo o Brasil. Também foi abordada a gestão da qualidade na empresa, que preza pela melhoria contínua dos serviços prestados.

Para o acadêmico Lucas Ramos, a visita na UFMS “permitiu conhecer todo o sistema que envolve a administração de materiais, aquisição e despacho de materiais solicitados pelas unidades (campi)”. Além disso o aluno detalhou que, “no Almoxarifado Central da UFMS, tivemos a oportunidade de conhecer melhor a sua parte interna e seu funcionamento, desde o recebimento até a distribuição de materiais, observando detalhadamente os métodos de controle e passamos também pela sala de armazenamento dos equipamentos eletrônicos, além de termos acesso a aparelhos que são armazenados para leilão”. Com relação à visita na Três Américas, Lucas comentou ainda que achou interessante a visita estendida ao local de embarque e desembarque dos caminhões na empresa e da sua oficina própria para a manutenção da frota.

Alunos e Professora no Auditório da Três Américas

Para a acadêmica Rubiany Vasconcelos, a visita a Três Américas oportunizou conhecer de perto uma empresa grande: “não imaginava que uma empresa como esta pudesse ter sua própria oficina, posto de abastecimento de caminhões, borracharia e lava jato”. A aluna ainda observou que “cada funcionário tem a sua função ali dentro, não podendo de jeito nenhum cometer alguma falha, pois a empresa atrasaria não somente nas entregas, mas também nos pedidos” e enalteceu o rígido controle com base em tecnologias de ponta para o rastreamento das cargas.

A acadêmica também agradeceu a oportunidade: “agradeço a Prof. Daniela por nos levar a estas empresas, contribuindo para aprimorar os nossos conhecimentos”, finalizou Rubiany.

A Professora Daniela e os alunos participantes agradecem a UFMS e a Três Américas por proporcionarem momentos de grande aprendizado!

Confira o álbum de fotos da visita técnica: clique aqui.