Alunos de Turismo do CPAQ participaram de aula nas Furnas dos Baianos, em Piraputanga (MS)

Os alunos do curso de Turismo da UFMS – Câmpus de Aquidauana (CPAQ) realizaram, no dia 22 de novembro, uma saída de campo para as Furnas dos Baianos, no distrito de Piraputanga, em Aquidauana (MS). A aula prática contemplou as disciplinas de Turismo rural e Turismo e inclusão social, ministradas pelas professoras Isabelle de Fátima Silva Pinheiro e Emilia Alibio Oppliger, respectivamente.

Nessa aula, os alunos tiveram a oportunidade não apenas de aliar teoria à prática. Muito além disso, aproximaram-se de uma realidade, de uma comunidade à qual muitos deles pertencem e que a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul preocupa-se em atender, através da formação profissional de planejadores da atividade turística na região do Pantanal, declarado patrimônio da humanidade pela UNESCO.

As Furnas dos Baianos constituem uma das paisagens mais bonitas de Mato Grosso do Sul e podem ser vistas especialmente da Chácara dos Mirantes, local cuidadosamente preparado com muita persistência e hospitalidade, qualidades imprescindíveis para quem trabalha com turismo. Para um Estado que é referência nacional e internacional em Ecoturismo, as Furnas dos Baianos guardam uma preciosidade para os turistas que se encantam com a biodiversidade: fauna, flora e recursos naturais conservados.

As Furnas dos Baianos representam belezas características do estado de MS!

Jamil e Lúcia, casal proprietário da Chácara dos Mirantes, receberam a turma de alunos com um roteiro organizado: trilha (atentamente acompanhada por ‘Duque’, cãozinho de estimação, amigo inseparável de Jamil), banho de córrego e almoço, além de acompanhar e experimentar a vida rural, como ordenhar e alimentar as vaquinhas ‘Princesa’ e ‘Boneca’. Toda a produção excedente de leite é utilizada para fazer queijo, requeijão e doce-de-leite, vendidos nas cidades vizinhas e comprados pelos turistas que visitam a Chácara.

Os alunos percorreram a ‘Trilha do Jamil’, uma caminhada com grau médio de dificuldade, recompensada por três paradas em mirantes naturais com vista para paisagens incríveis da morraria que compõe as Furnas dos Baianos. A trilha guiada representa uma possibilidade de o visitante interpretar o ambiente do qual faz parte, mesmo que por breves momentos. Os alunos também visitaram o sítio arqueológico, recurso de alto valor para um produto turístico.

Depois da pausa para o almoço, a aula seguiu com a explanação do presidente da Associação dos Moradores das Furnas dos Baianos, Jamil Albuquerque de Moraes, que contou a história da comunidade, desde sua chegada no ano de 1965, até as atividades que são desenvolvidas atualmente. Entre elas, o Turismo. Tradicionalmente produtora de farinha de mandioca, inclusive com uma farinheira capaz de produzir em escala para atender o comércio da região, é no Turismo que a comunidade tem acreditado como forma de ser incluída não só na economia do município e da região, mas também socialmente e, acima de tudo, como ferramenta de conservação de toda a biodiversidade e dos recursos naturais que estão nos limites das Furnas.

À tarde, os alunos tiveram um breve encontro com o Sr. Jaime Perico, presidente da Associação de Desenvolvimento do Turismo da Estrada Parque de Piraputanga – ATUPARK. Os associados também reúnem esforços para que a atividade turística nos distritos abrangidos pela estrada parque tenha resultados positivos para a comunidade local e para os empresários que acreditam em Aquidauana como um destino turístico importante no Estado.

Alunos experimentaram na prática a natureza da região

Em ambas as falas, os alunos puderam perceber que a comunidade deseja ajuda para planejar a atividade turística naquela região. Essa aula prática reforça o importante vínculo Universidade-Comunidade. Os alunos do curso de Turismo UFMS-CPAQ, especialmente os que fazem parte das comunidades quilombolas, das sociedades indígenas e dos assentamentos rurais da região de Aquidauana, a qual a UFMS atende, veem nesse vínculo a possibilidade de retornar às suas comunidades com conhecimento necessário para interferir e melhorar uma realidade. A participação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul é imprescindível para o sucesso do planejamento turístico do município e da região. Há poucos dias, o convênio firmado entre o Câmpus de Aquidauana e o município de Bodoquena para a realização do Plano Municipal de Turismo comprova a importância do curso de Turismo para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental dessa região do Pantanal e, também, da Serra da Bodoquena.

Por fim, os alunos visitaram a Estação Ferroviária de Piraputanga, onde ideias sobre o que fazer para transformar o local num produto turístico, de fato, surgiram e são viáveis, criativas e sustentáveis.

Nesse cenário, o turismo de base comunitária, que já é estudado, discutido e compreendido em sala de aula, deve ser incluído na ordem dos próximos anos do planejamento urbano, rural e turístico municipal. Assim como as comunidades acreditam na participação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul para o desenvolvimento do turismo na região do Pantanal e da Serra da Bodoquena, o curso de Turismo CPAQ aposta na formação de turismólogos planejadores da atividade turística, pública e privada, corresponsáveis pelo sucesso do turismo nas mais diferentes dimensões onde ele possa ser desenvolvido, internacionalmente ou dentro de sua própria comunidade.

O CPAQ/UFMS parabeniza o curso pela ótima atividade proporcionada!

Confira o álbum de fotos da aula de campo, clique aqui.