Alunos de Administração participam de visitas técnicas nas fábricas da “Soprano” e da “Morena Bier”, em Campo Grande (MS)

No dia 25 de outubro, alunos do Curso de Administração da UFMS – Câmpus de Aquidauana (CPAQ/UFMS), matriculados na Disciplina Administração da Produção e Operações II, acompanhados pela Professora Daniela Althoff Philippi, realizaram aulas de campo (visitas técnicas).

No período matutino, conheceram a Fábrica e o Centro de Distribuição da Soprano, empresa de origem gaúcha com sede em Farroupilha (RS) e que abriga em, Campo Grande (MS), a fábrica de montagens de fechaduras e dobradiças. Na Soprano, os alunos receberam informações gerais sobre a empresa, como o seu histórico, a sua expansão, o seu Planejamento Estratégico e orientações específicas sobre a Produção, especialmente no que se refere aos conteúdos que compõem a ementa da disciplina: o Planejamento e Controle da Produção (PCP) e a Gestão da Qualidade.

Quanto ao PCP, tanto pela apresentação realizada pelo próprio Gerente de Produção (com formação em Administração) como na visita in loco à fábrica, foi possível verificar como a empresa atende a “ordens de produção” e exerce o seu controle, com indicadores de produtividade e a busca pela melhoria contínua (kaizen) nos seus processos com aplicação de técnicas inerentes à Gestão da Qualidade, especialmente por intermédio dos seus Círculos de Controle da Qualidade (CCQs). Foram percebidos por todos a relevância e os mecanismos adotados para o controle dos efeitos dos gargalos, com a concepção embasada na “Teoria das Restrições” e as diversas programações da produção diárias em função do “mix de pedidos”.

Turma de Administração do CPAQ , professora Daniela e o Proprietário da Morena Bier na fábrica de cervejas (Clique para aumentar)

A Gerente de Gestão da Qualidade, também bacharel em administração, com especialização em engenharia da produção, mostrou a todos os aspectos do Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001/ 2008 e como a empresa está atuando para obter a certificação na edição mais recente da norma, de 2015. A empresa possui ainda certificação PBQP-H, específica de Qualidade do Setor de Construção Civil, em suas fechaduras. Foi ainda possível conhecer a mais recente inovação de produto da Soprano: a Inteligente Soprano Smart, a primeira fechadura inteligente produzida no Brasil.

No período vespertino, os alunos conheceram a Morena Bier, fábrica sul-mato-grossense de cervejas artesanais, idealizada em 2009 ainda quando os sócios residiam no estado de Santa Catarina. Foram quatro anos de estudos, análise de projetos, pesquisa de mercado e muita dedicação para que no início de 2013 fosse possível alcançar o objetivo; a primeira produção. Sua instalação em Campo Grande ocorreu pela hospitalidade do povo sul-mato-grossense, pelo clima agradável da região para a degustação da bebida e pelos incentivos fiscais concedidos na região.

Foi possível conhecer, em visita à fábrica, com a maravilhosa recepção do seu proprietário, o catarinense Osir Afonso Tessari, aspectos relacionados ao seu PCP, como sobre quais são as fases de produção das cervejas, que variam de sabor e ingredientes, mas que se utilizam do mesmo maquinário no seu processo produtivo, ocasionando a necessidade de frequentes set-ups.

Alunos e Professora com os profissionais da SOPRANO (Clique para aumentar)

O grande destaque foi a constatação de como há pesquisa por trás de cada nova cerveja criada, desde a ideia inicial, passando por diversos estágios, que incluem as desgustações. Observou-se que a empresa, já a partir do seu nome “Morena Bier”, nome dado em homenagem à capital, “Cidade Morena”, busca constantemente identificação com o povo sul-matogrossense em sua produção e no lançamento de novos produtos, o que é representado também pela criação e fabricação das cervejas: Mani-oca (com base em ingredientes como a mandioca), premiada no Festival Nacional da Cerveja em Blumenau (SC) e Cumbarú Schwarzbier (cerveja escura a base de cumbaru). Além destas, há a fabricação de outras cervejas com maiores semelhanças às alemãs.

A turma do quinto semestre e a professora Daniela agradecem imensamente às empresas SOPRANO (que ainda ofereceu aos participantes um delicioso almoço em seu refeitório) e Morena Bier por abrirem as suas portas e a sua produção para a UFMS. Os alunos enfatizaram que a visita proporcionou melhor entendimento do conteúdo ministrado em sala de aula, especialmente na entrada nas fábricas, impulsionando, inclusive a alguns, em futuramente se especializarem na área, despertando o interesse em trabalhar no desenvolvimento de novos produtos e processos, com o PCP ou na Gestão da Qualidade.

Para ter acesso ao álbum de fotos da visita, clique aqui.