Aluno de Administração apresentou artigo no XLI EnANPAD, em São Paulo (SP)

O aluno Bruno Matos Porto, do sétimo semestre do Curso de Administração, participou durante esta semana do XLI Encontro da Encontro Nacional da Associação de Pós-graduação em Administração (EnANPAD), em São Paulo (SP).

O Encontro, tradicionalmente frequentado por alunos de pós-graduação stricto sensu e pesquisadores experientes e renomados, é o evento mais bem avaliado na área de administração pelo alto nível de aprofundamento dos artigos aprovados que representam o estado da arte da produção científica nacional em Administração.

No segundo dia do evento, segunda-feira, Bruno apresentou o artigo “Previsão dos Custos de Produção de Suínos por meio do Modelo de Holt-Winters”, na Divisão de Gestão de Operações e Logística (GOL). A pesquisa apresentada no artigo, sob a orientação e co-autoria da Prof. Dra. Daniela Althoff Philippi, objetivou a aplicabilidade do método quantitativo de previsão, nos custos de produção de suínos da região do estado de Goiás, por meio de séries temporais com a utilização do modelo de Holt-Winters (HW), com base no histórico de dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Acadêmico Bruno, do Curso de Administração do CPAQ

Como resultados, constatou-se que o método de HW é passível de utilização por gestores da suinocultura, como apoio à tomada de decisão, pois apresentou, no conjunto dos dados analisados e no horizonte de predição, uma plausível acuracidade na previsão dos custos. Contudo, ressaltam os autores, “como qualquer modelo de previsão que se baseia unilateralmente em dados históricos, há de se considerar variáveis extrínsecas no processo decisório”.

Sobre a sua participação no evento, Bruno destacou, quanto ao alto nível do evento, que, de todas as apresentações que assistiu, “as contribuições dos congressistas tenderam a somar com as pesquisas e as críticas, no geral, foram bem aceitas, pois corroboravam para um melhor desenvolvimento dos artigos”.

O desenvolvimento da pesquisa, a participação e a apresentação do artigo aprovado no evento despertaram o interesse de Bruno em vislumbrar o seu futuro como pesquisador. O aluno revelou que “por ser um evento de pós-graduação em pesquisa de Administração, o nível das pesquisas apresentadas superou minhas expectativas e despertou em mim a vontade de me tornar um pesquisador. Desse modo, o EnANPAD ampliou o meu campo de visão na área de administração, uma vez que que os trabalhos apresentados no encontro foram de linhas de pesquisas ainda desconhecidas por mim”.

Para a Professora Daniela, é uma alegria muito grande poder compartilhar tamanha vitória com o aluno, em aprovar o artigo no EnANPAD, evento com alto rigor científico: “Isso é resultado de um esforço mútuo, mas posso atestar que o aluno buscou incansavelmente aprofundar-se no assunto e foi muito cauteloso em todas as etapas da pesquisa”.

Os autores agradecem o apoio da UFMS.

Parabéns ao aluno Bruno pela sua produção científica com a Prof. Daniela e por representar a UFMS e o Curso de Administração do CPAQ neste evento de excelência!

Para ter acesso ao álbum de fotos da participação do aluno, clique aqui.