Agradecimento: Coral da UFMS/CPAQ recebe teclado musical para futuras apresentações

O projeto “Canto Coral”, desenvolvido no Campus de Aquidauana da UFMS (CPAQ), recebeu um grande incentivo institucional para o desenvolvimento de suas atividades. Trata-se da transferência de um teclado musical, que será utilizado nos ensaios e nas futuras apresentações do grupo.

O instrumento musical foi recebido por meio de uma transferência realizada pela Faculdade de Artes, Letras e Comunicação da UFMS (Faalc), unidade que oferece o Curso de Música na Cidade Universitária, em Campo Grande.

Considerado semiprofissional, o teclado musical recebido é da marca Yamaha, modelo PSR E363, e, segundo especificações da fabricante, oferece uma biblioteca abrangente de 574 vozes de instrumentos, que possibilitarão tocar qualquer gênero musical, além de 165 estilos de acompanhamento e 150 diferentes tipos de Arpejo.

Coordenador do projeto no campus, o técnico-administrativo Jeferson Mussato fez questão de agradecer a transferência do bem: “Agradecemos à Proece e à Faalc, porque o teclado é uma necessidade nossa desde a implantação do projeto, em 2017. Para a realização dos ensaios e apresentações, dependíamos do empréstimo de teclados de terceiros, mas agora teremos um sempre à disposição. Tal aquisição tende a valorizar ainda mais o projeto Canto Coral na UFMS/CPAQ”.

Teclado é considerado semiprofissional e ajudará nas atividades do projeto Canto Coral (clique para aumentar)

O projeto “Canto Coral” tem como objetivo promover a integração entre a comunidade acadêmica e comunidade externa por meio da música, aprimorando seus talentos musicais e divulgando a cultura musical para ambos os públicos. Para isso, o coral é conduzido pela Professora de Música do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Cinara Baccili Ribeiro.

Os ensaios são abertos ao público. Basta comparecer à unidade II, auditório Paulo Correia, nas quartas-feiras, às 17h.

Dúvidas podem ser esclarecidas com o técnico-administrativo Jeferson Mussato, pelo e-mail jeferson.mussato@ufms.br ou pelo telefone 3241-0406.

Sobre o projeto

O Projeto Canto Coral compreende uma ferramenta significativa capaz de promover a integração social entre a comunidade acadêmica e o fortalecimento das relações entre a comunidade externa, promovendo a essas o acesso à cultura musical. Relações como essas são imprescindíveis, pois, além de proporcionarem percepções e sensibilidades individuais, ainda valorizam as relações humanas.

O Coral da UFMS/CPAQ tem oportunizado o contato com um universo diversificado na área musical, ampliando assim os horizontes de conhecimento cultural dos participantes, bem como dos apreciadores do grupo em suas apresentações públicas.

O Projeto Canto Coral é formado por professores, técnicos e acadêmicos do CPAQ. Durante os dois anos de execução, foi integrado também por alunos de outras instituições, como IFMS e pessoas da comunidade externa. A proposta para 2019 é a ampliação do projeto.

Os integrantes da comunidade acadêmica também são beneficiados diretamente, pois o projeto realiza diversas apresentações no câmpus no decorrer do ano, apresentando o resultado dos trabalhos nas aberturas ou encerramentos das semanas dos cursos e apresentações festivas.

Esporadicamente, quando convidado, o grupo se apresenta em eventos promovidos pela Secretaria de Turismo e Cultura do Município, bem como no Shopping da Cidade. Tais oportunidades fortalecem o espírito de equipe e permitem agregar novos integrantes que se interessam pelo Projeto, permitindo assim a criação de um grupo diversificado, formado por participantes com interesse contínuo em ampliar as possibilidades de contato e trocas.