Projetos executados no curso

PROJETOS DE PESQUISA – EM ANDAMENTO

Título: COOPERAÇÃO TECNOLÓGICA DE UNIVERSIDADES DE MS NA CADEIA PRODUTIVA DO LEITE

Coordenadora: Daniela Althoff Philippi | daniela.philippi@ufms.br

Vigência início: 04/02/2017 – término: 04/11/2020

Resumo da proposta: A interação entre universidades e organizações gera benefícios para as partes envolvidas (Etzkowitz & Leydesdorff, 2000) e estimula o desenvolvimento econômico e a competitividade (Siegel, Waldman, & Link, 2003) (Closs & Ferreira, 2012). O desenvolvimento de tecnologias na área de agricultura e do agronegócio é relevante pelo maior consumo de alimentos, como consequência, dentre outros fatores, do crescimento populacional Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO, 2014). Na produção de leite, dados de 2014 apresentam o Brasil na quinta posição no ranking mundial (Portal Brasil, 2015). Em Mato Grosso do Sul, há o Programa Rio de Leite, de cooperação entre as universidades Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e produtores de leite. Pretende-se verificar quais são e como são os efeitos advindos das interações entre estas universidades e produtores do Programa, que tem como foco promover a capacitação técnica e a inovação tecnológica na cadeia produtiva do leite do estado. Para tanto, serão identificados os principais elementos envolvidos (produtores; áreas do conhecimento e docentes e discentes das universidades; instituições parceiras – como agências governamentais), as dificuldades e benefícios decorrentes desse processo, com base nos critérios de eficácia de Bozeman (2000) e na abordagem de Philippi (2015). Tais critérios abrangem efeitos no mercado, no desenvolvimento econômico e na capacidade tecnológica e científica. Como resultados espera-se contribuir para reforçar os estudos na temática e, especialmente, para aprimorar e propagar o programa e demais projetos de cooperação tecnológica envolvendo universidades na região.

Docentes envolvidos: 1

Discentes envolvidos: 3

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Título: ECO INOVAÇÕES E MODELOS REGIONAIS SUSTENTÁVEIS: UMA ANÁLISE DO POTENCIAL COMPETITIVO DO PANTANAL SUL MATOGROSSENSE

Coordenadora:  Ana Graziele Lourenço Toledo | ana.graziele@ufms.br

Vigência: início: 01/08/2019 – término: 30/07/2021

Resumo da proposta: A biodiversidade do Pantanal Sul Matogrossense revelou-se como importante subsídio para o desenvolvimento econômico regional, mas ainda são substanciais as oportunidades para empreendimentos que se utilizem deste recurso natural de forma sustentável. Novos negócios surgem na medida em que as oportunidades são percebidas como viáveis pelos empreendedores e quando esta percepção existe, o efeito sobre o desenvolvimento econômico da região, é positivo. A utilização sustentável da biodiversidade se dá na forma da eco inovação cujo efeito na competitividade dos espaços geográficos é comprovada empiricamente. Observações assistemáticas apontam que os municípios de Aquidauana, Anastácio, Miranda, Corumbá e Ladário ainda são carentes de produtos e serviços que valorizem o bioma do Pantanal ao mesmo tempo em que propiciem ganhos econômicos. Contudo, considerando os elementos que determinam a competitividade, a região apesar de estar próxima da capital Campo Grande e, portanto, com acesso à recursos que possibilitam a atividade empreendedora, ainda não incorporou as eco inovações como diferencial competitivo. Este projeto objetiva investigar o efeito da eco inovação na competitividade do Pantanal Sul-Matogrossense, utilizando o framework das capacidades dinâmicas. Espera-se que, à luz desta abordagem teórica, se consiga propor um modelo de competitividade regional incorporando a eco inovação

Docentes envolvidos: 2

Discentes envolvidos: 1

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Título: O ÍNDICE DA CESTA BÁSICA NO MUNICÍPIO DE AQUIDAUANA NO MATO GROSSO DO SUL

Coordenadora: Gercina Gonçalves da Silva | gercina.silva@ufms.br

Vigência: início: 01/01/2019 – término: 31/12/2022

Resumo da proposta: O Índice da Cesta Básica é de metodologia e cálculo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE). Utilizando os preços auferidos em pesquisas nas capitais do país, e o salário mínimo vigente, os resultados da pesquisa apresentam a quantidade de horas mensais que o trabalhador da região necessitou trabalhar para adquirir uma cesta básica. Este trabalho busca analisar o índice que é calculado adotando-se a mesma metodologia na cidade de Aquidauana – MS, junto a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Analisar-se-ão as implicações dos valores encontrados e será realizada comparação com os valores verificados na capital do estado, Campo Grande – MS.

Docentes envolvidos: 3

Discentes envolvidos: 1

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PROJETOS DE EXTENSÃO – EM ANDAMENTO

Título: PLANTANDO SONHOS – CONSULTORIA EM GESTÃO

Coordenadora: Ana Graziele Lourenço Toledo | ana.graziele@ufms.br

Vigência: início: 08/2019 – término: 07/2020

Resumo da proposta: Por essência, o curso de Administração permite aos seus acadêmicos o conhecimento aprofundado de um negócio e sobre como gerenciá-los. Neste sendo, a comunidade externa também gera expectavas em relação ao curso na medida em que visualiza a possibilidade de atuação de docentes e acadêmicos na resolução de problemas gerenciais para os quais não se encontra orientação gratuita e facilmente acessível. Assim, constantemente recebem-se contatos de empreendedores individuais, alunos e organizações/instuições externas sobre a possibilidade de realizar algum po de trabalho orientador junto aos proprietários de negócios locais. Neste setnido, o objetivo geral da proposta é prestar atendimento à comunidade para a estruturação de negócios, prioritariamente em pequenos empreendimentos.Diante da necessidade emergente de orientação para os micro e pequeno empreendedores, os objetivos específicos da proposta são: a) idenficar proprietários de micro e pequenos empreendimentos na região de Aquidauana e Anastácio; b) analisar o empreendimento e elaborar plano de negócios para cada empreendedor; c) orientar a implantação do plano de negócios em suas diversas etapas; d) acompanhar os resultados obtidos da consultoria para estrutura de negócios.

Docentes envolvidos: 4

Discentes envolvidos: 41

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Título: ADM CPAQ NO IR 2019

Coordenadora: Ana Graziele Lourenço Toledo | ana.graziele@ufms.br

Vigência: início: 03/2020 – término: 06/2020

Resumo da proposta: Nesta segunda edição do projeto, docentes e estudantes do Curso de Administração do CPAQ em colaboração com um docente do Curso de Administração do CPAN e estudantes do Curso de Administração Pública da ESAN forneceram informações à comunidade local sobre o preenchimento anual da declaração do imposto de renda de pessoa física. Dado que nos Cursos de Administração e Administração Pública, os acadêmicos possuem disciplinas que desenvolvem os conceitos centrais que embasam a compreensão sobre a declaração de rendimentos compreende-se que, sem descaracterizar a importância do profissional de Ciências Contábeis ou caracterizar a prestação de serviço análogo, pode-se auxiliar a população à compreender a importância do preenchimento correto da declaração. De outra forma,  o Curso de Administração abrange em seus componentes teóricos conceitos relacionados à finanças pessoais e comportamentais que constituem-se como importante campo de atuação para o administrador. Compreende-se que estes conhecimentos obtidos pelos acadêmicos do Curso de Administração possam ser compartilhados e colocados à serviço da comunidade externa, cumprindo a função social da escola. Tal ação ainda corrobora com a viabilização do Projeto Político-Pedagógico (PPP) do curso, pois se torna uma oportunidade para que os acadêmicos envolvidos desenvolvam de forma prática competências que são requeridas pelo mercado de trabalho.

Docentes envolvidos: 3

Discentes envolvidos: 6

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PROJETOS DE ENSINO – EM ANDAMENTO

Título: ADMINISTRA NA VEIA

Coordenadora: Ana Graziele Lourenço Toledo | ana.graziele@ufms.br

Vigência: início: 07/2019 – término: 07/2020

Resumo da proposta: Existe uma multiplicidade de ferramentas digitais de conteúdo existentes e é crescente a preocupação em produzir aplicações que possuam navegação intuitiva. Ao utilizar estas ferramentas para produzir e disponibilizar conteúdos de gestão, viabiliza-se para os acadêmicos a possibilidade do desenvolvimento de competências idealizadas no projeto político pedagógico do curso de Administração. Ao mesmo tempo, disponibiliza para a população informações relevantes para a prática profissional e para a gestão de empreendimentos.

Docentes envolvidos: 2

Discentes envolvidos: 40

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Título: Memórias do Curso de Administração no CPAQ: uma história de sucesso

Coordenadora: Ana Graziele Lourenço Toledo | ana.graziele@ufms.br

Vigência: início: 04/2020 – término: 09/2020

Resumo da proposta: Em 2021 completam-se 20 anos do início da estruturação do Curso de Administração no CPAQ instalado mediante uma necessidade da comunidade local de possuir profissionais especializados no gerenciamento de negócios e organizações não-governamentais. Durante este período o curso que era lotado no então Departamento de História, passou por diversas mudanças com vistas à proporcionar aos alunos e à sociedade uma formação contemporânea e atualizada em gestão. Diferentes docentes e discentes passaram pelo curso; o projeto político pedagógico sofreu alterações; eventos foram concebidos e realizados, contudo os registros destas atividades encontram-se dispersos de forma a não possibilitar a visualização da evolução do curso ao longo do tempo de forma rápida e precisa. Neste sentido, este projeto se propõe a resgatar as memórias que compõe a história do Curso de Administração do CPAQ compondo um documento nos formatos físico e digital que possa ser disponibilizado no formato de livre acesso para os interessados em obter mais informações sobre a formação do administrador, os recursos disponíveis na UFMS e os progressos ocorridos na região mediante a atuação dos profissionais egressos do CPAQ.

Docentes envolvidos: 3

Discentes envolvidos: 3