Acadêmicos se inscreveram para bolsas do PIBID e Residência Pedagógica

De 02 a 04 de julho, estavam abertas as inscrições tanto para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) quanto para o programa Residência Pedagógica da UFMS.

O PIBID é desenvolvido por núcleos de acadêmicos, com a coordenação de docentes do curso de graduação e a supervisão de docentes da rede pública de ensino. Os acadêmicos pertencentes ao PIBID atuam de maneira integrada entre si e com os demais acadêmicos do curso e sua coordenação, contribuindo para a melhoria dos Projetos Pedagógicos das escolas envolvidas, por meio da realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão, visando à formação crítica do profissional e preparando-o para as atividades multidisciplinares individuais e coletivas.

A Residência Pedagógica é uma atividade de formação realizada por um discente regularmente matriculado em curso de licenciatura e desenvolvida numa escola pública de educação básica, denominada escola-campo, tendo o total de 440 horas de atividades distribuídas da seguinte forma: 60 horas destinadas à ambientação na escola; 320 horas de imersão, sendo 100 de regência, que incluirá o planejamento e execução de pelo menos uma intervenção pedagógica; e 60 horas destinadas à elaboração de relatório final, avaliação e socialização de atividades.

A bolsa institucional é subsídio mensal custeado e concedido pela Capes apenas ao estudante participante do Programa, classificado conforme número de cotas designado por núcleo, no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais) mensais.

No Campus de Aquidauana (CPAQ/UFMS), os cursos de Ciências Biológicas, História, Geografia, Matemática, Letras/Espanhol, Letras/Inglês e Pedagogia ofereceram vagas nos programas.

O Curso de História recebeu as inscrições para ambas as bolsas, nos seguintes horários e locais:

• 02/07/2018: das 13h30min até as 17h, no Centro de Documentações Históricas (CeDHis);
  • 03/07/2018: das 13h30min até as 17h, no Centro de Documentações Históricas (CeDHis); das 19h até as 21h, na Coordenação do Curso de História;
  • 04/07/2018: das 13h30min até as 16h, no Centro de Documentações Históricas (CeDHis).

Pede-se que os acadêmicos fiquem atentos à documentação e instruções necessárias para a inscrição em cada Programa, que consta de cada um dos editais:

Para qualquer dúvida, entre em contato com a coordenação de seu curso.