Acadêmicos participaram de explicação sobre as funções da Ouvidoria

Postado por: Joao Doarth

Nesta segunda-feira (13), os acadêmicos do Campus de Aquidauana (CPAQ/UFMS) participaram de um breve bate-papo com o servidor Fernando Lopes Nogueira, que é Ouvidor na UFMS. A principal intenção do encontro foi promover uma explicação geral sobre as funções da Ouvidoria na UFMS.

A Ouvidoria é responsável por atuar no controle de qualidade dos serviços prestados pela UFMS. Esse controle é realizado pela interlocução entre a comunidade acadêmica e os setores administrativos da Universidade.

O dever da Ouvidoria é filtrar as demandas registradas e agir para que elas cheguem ao setor responsável, sejam demandas positivas ou negativas. As manifestações da comunidade podem ser classificadas em cinco categorias: críticas, sugestões, reclamações, denúncias e elogios.

Ouvidor na UFMS, Fernando Lopes Nogueira explicou as funções da Ouvidoria na Instituição (Clique na foto para aumentar)

Em 2017 foram registradas 1019 manifestações. Independente da categoria, todas obrigatoriamente devem ser solucionadas. Os elogios são repassados a pessoa ou setor congratulado, assim como as críticas e sugestões também são levadas para os responsáveis. Já no caso de reclamações e denúncias, a Ouvidoria apenas intervém depois que o manifestante já tenha buscado soluções com as chefias imediatas de cada caso.

Logo, se algum discente deseja reclamar de algum aspecto do seu curso, por exemplo, ele antes deve contatar o professor, que por sua vez contatará o coordenador e assim por diante. Caso essa comunicação não gere resultados, a Ouvidoria deve ser acionada para agir como interlocutora, ou seja, ela mesma levar a reclamação do discente até a chefia responsável para cobrar resultados.

Essa dinâmica se aplica a todos os membros da comunidade acadêmica e tanto reclamações como denúncias anônimas apenas são aceitas se houverem informações completas sobre o fato. Essa é uma medida para evitar que a Ouvidoria seja utilizada como um órgão para captação e investigação de denúncias, ações que não contemplam sua função.

É importante que este canal oficial seja utilizado para garantir um funcionamento eficiente e de qualidade para todos. A Ouvidoria é vinculada a Controladoria-Geral da União (CGU) e as manifestações podem ser realizadas pelo site ouvidoria.ufms.br.