Acadêmicos e egressos de Letras apresentam trabalhos em evento virtual

Durante a última semana, acadêmicos e profissionais já formados nos Cursos de Letras do Campus de Aquidauana da UFMS apresentaram seis pesquisas em importante evento científico da área. Trata-se do I Seminário Interdisciplinar: Língua, Literatura e Ensino, que foi realizado entre 05 a 09 de outubro de 2020.

No evento, os participantes demonstraram as pesquisas desenvolvidas nos Cursos de Letras do campus, bem como compartilharam conhecimentos e experiências com alunos e docentes de instituições de todo o Brasil.

Segundo a Professora Lovania Roehrig Teixeira, orientadora dos trabalhos, a participação em eventos acadêmicos é fundamental para a formação dos alunos. “A participação dos alunos em eventos científicos como este é positiva de inúmeras formas, pois há divulgação das pesquisas desenvolvidas por eles nos Cursos de Letras na UFMS do Campus de Aquidauana. Há também uma fértil troca de conhecimento com docentes e discentes de diversas instituições de ensino do Brasil e ainda ocorre a valorização e o desenvolvimento do conhecimento adquirido por eles durante a graduação”, contou a docente.

Um dos trabalhos discutiu a língua como identidade, com o caso dos Terena (clique para aumentar)

Para a acadêmica Thaís Santana dos Santos, do Curso de Letras Português e Literatura, a experiência no evento fez toda a diferença. “O evento me proporcionou uma experiência e tanto. Foi desafiador apresentar uma pesquisa que ainda está em andamento, mas o processo superou as minhas expectativas, especialmente por envolver um tema tão atual, relacionando a Análise do Discurso, a política brasileira e o gênero charge. Espero com esse  trabalho poder contribuir para o campo da Linguística e também gerar reflexões sobre a realidade brasileira. Além disso, pude compartilhar, aprender, ouvir, e conhecer outros trabalhos desenvolvidos por colegas, que de uma forma, ou de outra, também contribuem para a minha pesquisa”, disse a acadêmica.

Com discussão atual, fake news foi alvo de pesquisa no curso (clique para aumentar)

Já a egressa Crislene Ferreira de Oliveira, formada no Curso de Letras Português e Espanhol, destacou a ampliação do seu conhecimento. “Participar do evento me fez compreender o quanto os estudos e as pesquisas são fundamentais para ampliação do conhecimento, além de me fazer perceber que eventos como este oportunizam a divulgação de trabalhos, o que muito contribui para o nosso crescimento profissional, bem como para aprender com os demais participantes. Além disso, o fato de ser um evento de nível nacional fez com que tivéssemos uma percepção de como está a educação e ciência em outros estados”, contou a egressa.

As pesquisas abordaram diversos temas e foram todas orientadas pela Professora Lovânia Roehrig Teixeira (UFMS/CPAQ). Foram temas de trabalho:

• Fake news nas eleições presidenciais de 2018: considerações linguístico-discursivas (Ingrid Aparecida Gomes);
  • Importância da avaliação diagnóstica nas aulas de língua portuguesa (Crislene Ferreira de Oliveira);
  • Colocação pronominal do português brasileiro: contrapontos entre a gramática normativa e o uso (Carolaine Cristina Vilaba);
  • As mudanças no papel da mulher na música sertaneja brasileira: uma análise linguístico-discursiva de duas canções de Roberta Miranda (Cristiane Balbuena Vareiro);
  • A análise do discurso e a política brasileira: uma análise de charges (Thaís Santana dos Santos);
  • Terena: a língua como identidade (Edson Campos Delgado);

O I Seminário Interdisciplinar: Língua, Literatura e Ensino foi promovido pelo Programa de Pós-Graduação e Curso de Graduação em Letras, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Todos os detalhes do evento podem ser acessados aqui.

Veja algumas fotos das apresentações: clique aqui.