Acadêmicos e docentes do CPAQ participam de Intercâmbio Intercultural em Santa Cruz, na Bolívia (BO)

Na última semana, entre os dias 07 e 12 de outubro, acadêmicos e docentes do Câmpus de Aquidauana (CPAQ/UFMS) participaram da 6.ª Viagem de Intercâmbio Intercultural UFMS/UAGRM, na cidade de Santa Cruz, na Bolívia (BO).

O objetivo da viagem foi possibilitar aos participantes integração com alunos e professores da Faculdade de Lenguas Modernas y Filologia Hispánica da Universidad Autónoma Gabriel René Moreno (UAGRM), praticar oralmente a língua espanhola, conhecer aspectos literários, linguísticos, históricos, artísticos, folclóricos, geopolíticos e culturais de Santa Cruz (BO), e poder confrontar teoria e prática ao observar a realidade daquele país.praca

O grupo da UFMS chegou à Santa Cruz no sábado (08) e, cumprindo a programação preestabelecida, realizou visita ao centro histórico e demais locais importantes da cidade, tais como: Casa de Governo, Museu, Casa de Arte e Cultura, Biblioteca Pública, Igreja Catedral Metropolitana, Praça 24 de Setembro, dentre outros monumentos históricos. No domingo (09), houve confraternização entre os participantes do evento, no Biocentro Güembé.

Na segunda-feira (10), ocorreu a apresentação dos trabalhos de alunos e professores da UFMS e da UAGRM. Na ocasião, os docentes da UFMS apresentaram os seguintes trabalhos:

Profa. Amaya Prado – Expressões do Barroco no Brasil.

Profa. Ana Lúcia Gomes  da Silva – O Folclore Religioso no Brasil.

Prof. Auri Claudionei Matos Frübel –  Aspectos lexicais do português da fronteira Brasil/Bolívia.

Profas. Ione Vier Dalinghaus e Facunda Concepción Mongelos Silva – Crenças de alunos brasileiros sobre a aprendizagem do espanhol como língua estrangeira.

Prof. Marcelo Macedo Costa – Aspectos Geopolíticos da Fronteira Brasil/Bolívia- do Pantanal Brasileiro ao Chaco Boliviano.

Profa. Rosangela Villa – O Português falado no Brasil e variedades regionais.

img_0060Na terça-feira (11), houve a apresentação de trabalhos de alunos e professores da UAGRM. Às 18 horas, o grupo da UFMS foi encaminhado para o terminal bimodal de Santa Cruz, iniciando seu retorno ao Brasil.

O grupo da UFMS foi composto pelos seguintes acadêmicos: Alda D. de Oliveira, Andréa R. V. Lescano, Augusto A. Machado, Daniele A. Maciel, Deize R. Ribeiro, Edson A. Peres, Edson M. de Sousa, Erika S. da Silva, Kassiely Odeth V. Marques, Lidiane E. Maciel, Maria Aparecida J. de Arruda, Marilene M.  Dutra, Vanessa de Arruda Souza, Vera L. de Lima. Participaram também os professores Auri Frübel, Marcelo Gomes e professoras Ana Lúcia Gomes, Daniela A. Philippi, Darlene Souza, Facunda C. Mongelos, Ione V. Dalinghaus, Letícia Reis e Simone Marques.

Para ter acesso ao álbum de fotos do evento, clique aqui.