Acadêmicos do Curso de Turismo realizam atividade prática de “Mise en Place” no Centro de Pesquisas e Informações Turísticas do CPAQ

Postado por: Joao Doarth

Nesta terça-feira, 15, os acadêmicos do Curso de Turismo do Câmpus de Aquidauana (CPAQ/UFMS) realizaram uma atividade prática de gastronomia, denominada “mise en place”, no Centro de Pesquisa e Informações Turísticas (CEPITUR), localizado na Unidade II do CPAQ.

A atividade faz parte do cronograma de ações da disciplina de “Gestão de Alimentos e Bebidas II”, ministrada pelo professor Izac Bonfim. De acordo com o docente, a atividade prática teve como objetivo trabalhar os conceitos do turismo gastronômico, restauração, técnicas de serviços e a valorização da cultura local, trazendo como oportunidade de inserção na alta gastronomia os produtos alimentícios oriundos da “cuisine terroir”, da baixa gastronomia do Estado de Mato Grosso do Sul.

Os acadêmicos realizaram todo o trabalho de “mise en place”, oportunizando uma entrada, prato principal e sobremesa, sob as técnicas do serviço empratado à francesa. De acordo com a discente Gilmara da Silva Pereira, que protagonizou a Chef do serviço de restauração, foi uma oportunidade única da criação de pratos, valorizando os produtos que são produzidos e encontrados no mercado local. Para a acadêmica, o grande destaque foi a elaboração da receita de sobremesa “strognoff de cumbaru”, adaptado de uma sobremesa característica da região sul, o “strognoff de nozes”.

O Professor Izac Bonfim destaca a importância do conhecimento acadêmico sobre os “pratos típicos”, baseado nas pesquisas de Maria Henriqueta Gimenes, da Universidade Anhembi Morumbi – única Instituição de Ensino Superior com Mestrado Profissional em Gestão de Alimentos e Bebidas do Brasil – uma vez que estes são entendidos como elementos integrantes da gastronomia regional, que se sobressaem por inúmeras razões, tais como a praticidade, a associação com outra prática cultural e a associação a determinadas celebrações, e podem ser consumidos simbolicamente, desde que o indivíduo possua conteúdos capazes de permitir tal experiência. Neste sentido, o trabalho prático acadêmico surge como norteador de um debate mais amplo sobre a compreensão e a valorização da cultura local através dos alimentos e bebidas.

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