Acadêmicos do curso de Turismo iniciam projeto de startup

Postado por: Joao Doarth

A partir de algumas propostas de viabilidade de negócios, estudadas na disciplina de Agenciamento e Operações Turísticas II, do Curso de Turismo do Câmpus de Aquidauana (CPAQ/UFMS), sob orientação do Prof. Izac Bonfim, os acadêmicos Alexsander Arguelo e Ines Bazzana começaram a desenvolver uma startup na área de prestação de serviços do turismo, relacionada à Estrada Parque Piraputanga.

Inicialmente, o projeto era para ser inserido como ensino e/ou extensão, mas, com base em uma proposta metodológica empreendedora, os acadêmicos desenvolveram o projeto em caráter de startup.

Startup tem um significado que vem sendo muito debatido na academia e área de negócios. Pode-se considerar uma startup qualquer empresa de pequeno porte em fase de período inicial. Startup ainda tem a conotação de uma empresa com custos de manutenção baixos, mas que tem potencial para crescer rapidamente e proporcionar lucros cada vez maiores.  Esse tipo de empresa satisfaz diversos especialistas e investidores que buscam um modelo de negócios que possa lhes garantir dividendos devido às ideias empreendedoras, inovadoras e em condições de incerteza.

O modelo de negócio conta com as divulgações de prestadores de serviços e dos atrativos da Estrada Parque Piraputanga. O objetivo é atrair uma maior demanda de turistas para a Estrada Parque Piraputanga e desenvolver a prestação de serviços turísticos no local. A Estrada Parque Piraputanga tem potencial, mas é pouca explorada para o segmento do turismo rural, turismo de eventos sociais, gastronomia, ecoturismo, turismo de observação de aves, geoturismo e turismo de aventura.

Da mesma forma, são poucos os empresários que oferecem serviços que visam ao atendimento aos turistas na região e, com isso, a Estrada Parque Piraputanga não consegue se desenvolver. Os turistas e excursionistas precisam de serviços como hospedagem, alimentos e bebidas, passeios, equipamentos, etc.

Exemplos de case de sucesso (histórias que deram certo), que valorizam a cultura local por meio de projetos arquitetônicos de infraestrutura rústica com serviços para turista, são comuns nos Estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A ideia é impulsionar o turismo na região proporcionando o desenvolvimento de emprego e renda, a exemplo do “Caminho do Vinho”, em São José dos Pinhais (http://www.caminhodovinho.tur.br/) e “Estrada Bonita”, em Joinville (www.estradabonita.com.br).

O projeto da criação e desenvolvimento da startup terá a colaboração dos Professores Izac Bonfim, Patricia Bassinello e Lucy Ribeiro Ayach, do Curso de Turismo do CPAQ, bem como o apoio da Fundação de Cultura e Turismo de Aquidauana (MS), por meio de seus gestores, Humberto Torres e Adriana  Caravassilakis.

  • Confira os modelos de logo criados para a Estrada Parque Piraputanga, em inglês e português: clique aqui.

Se você tiver alguma ideia que possa incrementar o modelo de startup dos acadêmicos do curso de Turismo, entre em contato pelo e-mail:  contato.arguelo@gmail.com e bazzana.ines@gmail.com.