ACADÊMICOS DO CURSO DE TURISMO E ADMINISTRAÇÃO CONCLUEM PROJETO DE ENSINO – DINÂMICAS DA HOSPITALIDADE

Postado por: Rafael Melcher

No dia 04 de Dezembro de 2017, os acadêmicos do Curso de Turismo do Câmpus de Aquidauana (CPAQ/UFMS) concluíram o Projeto de Ensino – Dinâmicas da Hospitalidade – Gestão e Operação Hoteleira, com um trabalho prático de “Mise en Place”.

A atividade, que faz parte do cronograma teórico de ações da disciplina de “Gestão de Alimentos e Bebidas”, foi coordenada pelo Professor Dr. Izac Bonfim.

Com o tema “Barcas do Pantanal”, os acadêmicos organizaram e planejaram uma atividade prática denominada de “Mise em Place”, no Hotel de Trânsito Heróis da FEB, em Aquidauana (MS).

Mise En Place é um conjunto de operações que precedem a preparação propriamente dita de cada serviço de restauração.  Na cozinha profissional, a Mise en Place é um procedimento obrigatório, que facilita e organiza todas as operações necessárias para a elaboração de qualquer preparação.

Apostando na valorização da cultura gastronômica local, os acadêmicos prepararam um jantar destacando a rusticidade e o requinte da mesa para seis convidados, sendo eles: os Professores Prof. Dr. João Batista Garcia, Profa. Dra. Alice Derbocio, Profa. Dra. Franchys Nascimento Santana, Secretária da Direção Lucimara dos Reis Machado, Chefe da Secretaria Acadêmica Edvaldo José de Araújo Filho e o Ten. Cel. Fábio Batista Bogoni  comandante do 9º Batalhão de Engenharia de Combate Batalhão Carlos Camisão, representado pelo Sargento Sebastião Cirilo de Souza.

O planejamento da atividade contou com a elaboração de um projeto visando valorizar a qualidade dos serviços e a cultura local.

A atividade contou com quatros pratos. A entrada considerada menu degustação foi denominada de barquetas do pantanal, a entrada, uma salada indígena, teve um molho especial de pequi. O prato principal, denominado de “Momentos Pantaneiros” valorizou a carne da pecuária pantaneira. O prato contou com um risoto de cumbaru com champignon e medalhões de mignon ao molho de madeira com leve toque de farinha de bocaiuva. Por último, a sobremesa foi uma torta de guanache de chocolate com mousse e riscas de pequi, que levou o nome de “Delícias do Cerrado”.

Para harmonizar com os pratos oferecidos, o vinho escolhido para a ocasião foi um Chileno da vinícola Santa Rita Tres Medallas de uva carmenere.

A vinícola Santa Rita, de acordo com site www.santarita.com, foi fundada em 1880 por Don Domingo Fernandes em terrad do Alto Jahuel. Segundo a lenda, 120 patriotas, exaustos depois de uma longa e difícil batalha na luta pela independência do Chile, chegaram às terras pertencentes a Santa Rita. Desde 1982, dentro da mesma vinícola, são feitos os vinhos Santa Rita 120 para homenagear os personagens heróicos. Os vinhos Santa Rita são conhecidos em todo o mundo.

Viñas Santa Rita

www.santarita.com

Presents its range of wines, harvest reports and news, distributor information and winery history.

A uva carmenere foi redescoberto nesta vinícola. Redescoberto porque no ano de 1860 a peste da filoxera atacou os vinhedos da França o que ocasionou em sua extinção. E no ano de 1994 o  Francês, Jean Michel Boursiquot, estava caminhando pelas plantações de uva da  Viña Carmen (do mesmo grupo da Santa Rita) e descobriu que as uvas que os chilenos pensavam ser Merlot, na verdade eram Carmenere.

Além de todo o serviço de “mise em place” houve o entretenimento de Música clássica com dois violinistas e um trompetista entoando músicas clássicas compositores como Beethoven, Mozart entre outros. O entretenimento foi liderado pelo 1º Sargento Aldemir Lima Leite, atual gestor do Hotel de Trânsito Heróis da FEB.

Antes do jantar gastronômico, os acadêmicos apresentaram o mercado e a atuação do Bacharel em Turismo na área de Alimentos e Bebidas para os convidados.

Os acadêmicos envolvidos na atividade foram: Larissa Renata de Souza Santiago, Luciana Henrique da Cruz, Alexsander Silva Arguelo, Cristiane Baptista de Souza, Ines da Silva Bazana, Katiele Pereira da Silva, Michiely de Oliveira, Tatiane Rodrigues dos Santos do Curso de Turismo e Carolina Santos Marques do Curso de Administração.

A parceria entre o Curso de Turismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e o Hotel de Trânsito Heróis da FEB tem gerado excelentes cases de sucesso para a troca de experiências entre acadêmicos e soldados do 9º Batalhão de Engenharia de Combate Batalhão Carlos Camisão.

Visualize a galeria de fotos do evento: