Acadêmicos do Curso de Turismo do CPAQ realizam viagem de estudos para Ponta Porã (MS)

Nesta quarta-feira (08), acadêmicos do Curso de Turismo do Câmpus de Aquidauana (CPAQ/UFMS) realizaram uma viagem de estudos na cidade de Ponta Porã (MS). Sob a supervisão do Prof. Izac Bonfim, os acadêmicos participaram de duas palestras na manhã da quarta-feira, desenvolvidas no Câmpus de Ponta Porã da UFMS. A primeira palestra foi proferida pela Bacharel em Turismo e Mestre em Desenvolvimento Regional, a empresária Liz Baptista.

Liz apresentou os resultados de uma pesquisa que aponta desafios e oportunidades para o turismo na fronteira. O Estudo, que demonstra a dinâmica do setor turístico na região da fronteira Ponta Porã (MS) / Pedro Juan Caballero (PY), aponta os desafios e as potencialidades que podem ser exploradas na região e foi desenvolvido durante o período em que a empresária integrou Programa de Pós-Graduação Mestrado em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos (PPGDRS), oferecido pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Câmpus de Ponta Porã.

De acordo com Liz, “um dos desafios é a necessidade da qualificação profissional da mão-de-obra local, além de potencializar a gestão da governança local”. A pesquisadora também apontou a necessidade de fomentar a cooperação entre os agentes do turismo, fortalecer a cultura local, divulgar a oferta turística a fim de elevar o tempo de permanência do turista na fronteira, bem como divulgar e promover a região como destino turístico.

“Temos um enorme potencial turístico; porém, enfrentar os desafios com o 448f284b-820a-4cbb-a591-5e646f3b6fa3objetivo de corrigir as deficiências é o melhor caminho para que a fronteira obtenha ganhos com esta atividade econômica […] Temos um fronteira de oportunidades. Basta tratarmos o turismo com a seriedade que um negócio requer. Fazendo isso, teremos grandes oportunidades de promover desenvolvimento em nosso município”, afirma a mestre.

A segunda palestra foi proferida pelo Diretor do Convention & Visitors Bureau, Senhor Anderson Cramolish Carpes, que apontou as dificuldades do Trade Turístico de Ponta Porã, detalhou a crise econômica, as tensões e conflitos sociais da fronteira e os desafios para o turismo local.

Ainda durante a viagem, os acadêmicos participaram de uma palestra, que foi acompanhada de uma visita técnica, no Hotel Ibis Style.

Para ter acesso ao álbum de fotos do evento, clique aqui.