Acadêmicos do Curso de Ciências Biológicas desenvolvem ação de conscientização contra a Dengue

Postado por: SAMUEL MAX RODRIGUES DA SILVA

A Dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. A Dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo e, segundo estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS), 80 milhões de pessoas são infectadas anualmente. Nesse contexto, as ações de educação na escola são importantes por contribuírem com a conscientização ambiental dos alunos quanto a importância dos cuidados que minimizam a transmissão da doença.

Os alunos do 6º e 7º ano da EE Professora Dóris Mendes Trindade, sob supervisão da professora, Doralice Ocampos Franco de Oliveira, e dos acadêmicos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no Câmpus de Aquidauana, receberam no mês de abril orientações sobre como evitar a proliferação do mosquito e quais são os sintomas da doença. 

Após receberem as informações durante as aulas de Ciências, os alunos participaram de uma gincana de caça ao mosquito. Os acadêmicos espalharam os modelos didáticos dos mosquitos Aedes aegypti próximos a água parada, local onde a fêmea coloca seus ovos. Ao encontrar os mosquitos nesses ambientes, os alunos eram orientados como manter esses locais livres da proliferação dos mosquitos. 

A ação possibilita que os alunos recebam informações com o propósito de estimular a prevenção da Dengue tanto no ambiente escolar quanto na comunidade. O controle da Dengue é um processo educacional que deve ser adquirido pela população. É importante incentivar a comunidade a adotar maneiras de prevenção da doença, criando formas de impedir o agente transmissor de proliferar. 

De acordo com a professora, Tatiane do Nascimento Lima, orientadora do Programa de Residência Pedagógicas, “as crianças precisam ser estimuladas desde os anos iniciais, pois é onde elas recebem as noções formais do saber e carregam-as por grande parte da vida”. 

Para o acadêmico Iverson Morais Gomes a ação “foi importante para conscientizar os alunos, principalmente com esse aumento de casos no município e, os alunos adoraram as aulas, principalmente na hora da caça ao mosquito”.

 

Texto: Tatiane Lima