Acadêmicos do curso de Administração realizaram visitas às fábricas da Refriko e da Real H em Campo Grande (MS)
No dia 18/04/18, alunos do curso de Administração do Câmpus de Aquidauana (CPAQ/UFMS), matriculados na disciplina de Administração da Produção e Operações I, juntos com a Professora Daniela Althoff Philippi, realizaram aulas de campo em fábricas em Campo Grande (MS) (veja todas as fotos clicando aqui).
No período matutino, a turma esteve na Fábrica da Refriko em Campo Grande, onde, em visita guiada pelo gerente de produção da fábrica, puderam conhecer os produtos fabricados (refrigerantes, cerveja, água e energético), o mercado em que a empresa atua e as etapas da produção da fabricação de refrigerante e da cerveja Moema.
Na fabricação de refrigerante, a primeira etapa consiste na diluição do xarope, para então prosseguir para as outras etapas, com rigoroso controle de qualidade, realizado a cada 20 minutos, por meio de análise bioquímicas e físico-químicas em laboratório, o que permite a comparação com outras bebidas do mercado e a qualidade especificada ao consumidor e o rastreamento de todo o processo produtivo, caso haja necessidade futura de consulta. Verificaram-se mecanismos de controle da produção no seu processo. A tecnologia das máquinas adotadas no processo e a limpeza do ambiente chamaram a atenção dos participantes. A importante associação entre capacidade produtiva e demanda foi amplamente explanada.
A fábrica produz refrigerantes diversos, com variação nas embalagens, o que requer alterações diárias nas programações dos insumos. Os participantes da aula de campo puderam acompanhar todas as fases da produção do Refrigerante Ice Cola 2l (garrafa Pet): desde a diluição do xarope, passando pela carbonatação até chegar ao envasamento. Com relação aos aspectos ambientais, foram explicados aos participantes aspectos e ações sobre o controle na emissão de CO2, do tratamento da água e da reciclagem de materiais porventura descartados. Com relação à produção da cerveja Moema, foi possível ter acesso a todo o maquinário utilizado e foram especificadas as etapas de malteação, moagem, brassagem, clarificação, fervura, resfriamento.
Assim, a aula de campo na empresa Refriko elucidou aos participantes a complexidade e importância da administração da produção e operações. Para a aluna Ana Paula Santos, a visita técnica à fábrica da Refriko rendeu a todos muita aprendizagem na questão da organização de produção de bebidas das quais esta fábrica produz, sendo refrigerante, energético, cerveja e água (com e sem gás). “Com o acompanhamento de todos os setores da fábrica, podemos ver como o processo se desenvolve desde a chegada da matéria prima até o produto finalizado”, disse. As visitas de aula de campo, segundo a aluna, “possibilitam a nós, alunos do curso, conhecer mais as funções da nossa formação. Sempre que participo das visitas técnicas sinto-me mais motivada em concluir o curso de Administração”.
No período vespertino, a turma pode conhecer as instalações e a dinâmica da REAL H, além do laboratório homeopático veterinário, considerado o maior da América Latina, o Ciclos, a Central de Relacionamento com o Cliente e o estúdio do Pecuária Forte. Foram abordados temas como a atuação da REAL H, quais são os principais produtos, a missão, os valores e a importância da empresa no cenário regional, brasileiro e internacional, além das políticas e estratégias utilizadas na administração da produção, a perspectiva para estas e outras áreas como logística, marketing e ações sócio ambientais, especialmente na produção.
Foi possível conhecer cada etapa dos processos de produção e como a homeopatia populacional foi desenvolvida pelo fundador e proprietário da REAL H e como tem se expandido no uso para animais de grande e de pequeno porte. Assim como na Refriko, percebeu-se um rígido controle de qualidade em toda as etapas de produção, com monitoramento e paradas programadas em condições anormais, bem como ações que permitem a rastreabilidade dos lotes de produção. Todos os participantes impressionaram-se com as tecnologias de processo e produto adotadas e com o dinamismo da empresa em relação à busca pela inovação e ao seu ingresso no mercado internacional, com o Paraguai e a Bolívia, e com perspectivas de abertura de mercados para outros países.
Na opinião do acadêmico Carlos Augusto Nepomuceno, a aula na REAL H foi uma lição prática, não apenas para a disciplina de Administração da Produção e Operações I, uma vez que foi possível relacionar os conteúdos às disciplinas de Administração de Materiais e Logística e de Administração Mercadológica I e II. De acordo com o acadêmico, “a visita na REAL H nos proporcionou ensinamentos principalmente de Produção, pois entendemos então como funciona o fluxo nesta organização desde a recepção da matéria prima até a chegada do produto ao cliente, passando pela atividade produtiva”. A acadêmica Leiziane Almeida considerou de grande importância a aula de campo na REAL H para a disciplina de Administração da Produção e Operações, pois “é o real conhecimento de uma aula teórica e ver realmente a prática de como uma empresa funciona. Foi possível acompanhar como é realizada a transformação de insumos, incluindo as matérias primas, até chegar aos produtos finais”. E concluiu que as aulas de campo foram proveitosas “ao despertarem ainda maior curiosidade de nós acadêmicos com relação aos conteúdos da disciplina”.
Com relação às duas visitas, a acadêmica Ariane Lopes destacou que “as visitas me ajudaram muito a compreender melhor como funciona um processo de produção com toda eficiência e profissionalismo, de todos os funcionários trabalhando em equipe um fator de muita importância para todos da empresa, mostrando que se não tiver cumplicidade dentro de seu ambiente de trabalho nada funciona como deveria”.
Assim, ambas visitas de aula de campo agregaram o conhecimento prático ao conhecimento prévio – teórico – dos alunos e permitiram ricas comparações com as aulas em curso e maior preparo para a próxima disciplina – Administração da Produção e Operações II.
Os alunos e a professora agradecem a maravilhosa receptividade e a atenção de todos nas empresas visitadas.
Confira as fotos da aula de campo, clique aqui.