Acadêmicos de Turismo visitaram o Rancho Pirapora

Na última quarta-feira (13), acadêmicos do 5º semestre do curso de Turismo do Campus de Aquidauana (CPAQ/UFMS) fizeram uma visita técnica no Rancho Pirapora, localizado na zona rural de Aquidauana/MS.

A iniciativa, proporcionada pela disciplina de Hospitalidade, teve como intenção propiciar aos acadêmicos maior aproximação deles com as discussões realizadas em sala de aula sobre a hospitalidade no turismo, relacionando intimamente com um olhar mais apurado sobre a qualidade dos bens e serviços oferecidos e, especialmente, sobre a essência do bem receber/acolhimento, já que a hospitalidade está intrinsecamente ligada ao ser humano, logo, deve ser cuidada e estudada sob uma visão interdisciplinar e mais humana.

Acadêmicos aprofundaram seus conhecimentos sobre turismo em zonas rurais no Rancho Pirapora (Clique na foto para aumentar)

Recebidos pelo proprietário do empreendimento Jefferson, os alunos conheceram a oferta de serviços do Rancho. Próximo à natureza, o rancho conta com instalações como restaurante, hospedagem e opção para pesca como serviços exclusivos, com certa rusticidade, para quem procura lazer e diversão ligados ao contexto do segmento de pesca. Os alunos também puderam perceber e acompanhar os desafios e dificuldades que a gestão atualmente vivencia, com perda do tanque de criação de peixes, reflexo da última enchente ocorrida no rio Aquidauana.

No entanto, esse primeiro contato trouxe certa motivação aos acadêmicos e ao proprietário do estabelecimento, já que puderam contribuir com pequenos indicativos de melhorias para o estabelecimento, como também propor em momento posterior a elaboração de projetos de assessoria e extensão, contendo oficinas e palestras de sensibilização turística nos vários eixos trabalhados pelo Rancho.

Turismo em zona rural é uma área a ser explorada em Aquidauana-MS (Clique na foto para aumentar)

O professor do campus, Bruno Nantes Araújo, que acompanhou a equipe, também aproveitou e contribuiu com ricas discussões e olhares acerca da acessibilidade no contexto turístico, tanto como fator de sensibilização, de inclusão social, como de incremento estratégico em diferentes espaços e contextos.

Confira algumas fotos clicadas pelo acadêmico do curso e fotógrafo profissional Alexsander Arguelo deste profícuo encontro: clique aqui (álbum de fotos).