Acadêmicos de Biologia conheceram a coleção zoológica da UFMS

Como parte das atividades programadas para a disciplina Técnicas de Coleta e Preparação de Animais, os acadêmicos do curso de Ciências Biológicas do Câmpus de Aquidauana (CPAQ/UFMS) realizaram, na última quinta-feira (27), uma aula prática no Instituto de Biociências (INBIO/UFMS), em Campo Grande (MS).

Sob orientação da Profa. Dra. Camila Aoki, responsável pela disciplina, os alunos se deslocaram até a capital para conhecer a Coleção Zoológica da UFMS (ZUFMS) e se integrar das normas utilizadas para armazenamento dos animais no local.

Acadêmicos participaram de aula prática em Campo Grande-MS (clique na foto para aumentar)

A Coleção Zoológica de Referência (ZUFMS) foi instalada no Câmpus de Campo Grande em 1991 (Portaria nº 0084, de 18 de fevereiro de 1991) em decorrência de um projeto intitulado “Levantamento Preliminar da Fauna da Região do Passo do Lontra, Pantanal do Miranda/Abobral, MS”, desenvolvido por uma equipe de pesquisadores do extinto Departamento de Biologia da UFMS.

Atualmente, a ZUFMS conta com espécimes provenientes de Mato Grosso do Sul e outros Estados do Brasil, bem como Argentina e Paraguai, e abrange os domínios Pantanal, Cerrado, Chaco e Mata Atlântica. Está representada por peixes, anfíbios, répteis, mamíferos, crustáceos, aracnídeos, insetos e moluscos, totalizando cerca de 110 mil exemplares. Veja mais sobre a Coleção Zoológica em: https://inbio.ufms.br/zufms/

Confira o álbum de fotos da aula prática.