Acadêmicos de Administração realizaram aula de campo na aldeia Lalima, em Miranda (MS)

Postado por: Joao Doarth

Os acadêmicos do primeiro semestre do curso de Administração do Câmpus de Aquidauana (CPAQ/UFMS) realizaram aula de campo, no dia 19 de abril de 2018, como parte do programa de ensino da disciplina “Educação para as relações Étnico-raciais”, ministrada pelo Professor Terena Mario Ney Rodrigues Salvador. Na oportunidade, visitaram a Terra Indígena do Professor, a Aldeia Lalima, no município de Miranda-MS (veja o álbum de fotos aqui).

O objetivo da aula de campo foi conhecer a cultura indígena local, a dinâmica das relações cotidianas e acompanhar as atividades e apresentações tradicionais em comemoração ao Dia do Índio. Em decorrência de falecimento de membro interno da comunidade, as atividades do Dia do Índio foram suspensas. No entanto, os acadêmicos tiveram a oportunidade de participar de outras atividades e vivenciar, na prática, o contexto das relações interétnicas e, com isso, perceber a importância das questões étnicas e das diferentes culturas para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária, livre de preconceito e estereótipos.

Após um delicioso almoço com a comunidade indígena de Lalima_na hora da sobremesa (Clique para aumentar)

Os visitantes foram recebidos pelo cacique da aldeia e o dia prosseguiu com roda de conversa com os professores e lideranças indígenas, ocasião que permitiu aos acadêmicos questionar e conhecer mais da cultura e da organização político e social dos Terena; participaram de um almoço coletivo em comemoração ao Dia do Índio; compartilharam diálogos e conhecimentos com uma família Terena e receberam pinturas corporais tradicionalmente feitas do fruto de jenipapo.

O depoimento da acadêmica Tainara Bonfim revela como foi a aula de campo: “pudemos conhecer bem as pessoas que ali vivem, conversamos com muitos, ouvimos suas histórias e seu dia a dia. Fizemos um passeio, desfrutamos de um almoço maravilhoso, e ao fim da tarde fomos presenteados com uma tatuagem indígena, feita com caldo do jenipapo, e que ficaram lindas”.

Em vivência e na casa de uma família indígena, alunos conhecem como é feito o caldo do jenipapo para as pinturas na pele (Clique para aumentar)

Já o acadêmico Tiago Roda Oliveira destaca que: “Participar desse momento, programado como uma aula de campo para a disciplina Educação para as Relações Étnico Raciais, dada a nós através do Professor Mário Ney, foi de imensurável valor e conhecimento de uma história muito significativa a todos nós, por nos proporcionar uma participação real de uma parte muito significativa da vida dos povos indígenas de nossa região. É muito mais do que assistir de perto um pouco dessa história, é vivenciar um dia na Aldeia. Dialogar sobre a importância da Língua; da dedicação à terra e a natureza como um presente divino e que necessita ser preservado; debater as dificuldades da Educação e Saúde num lugar onde tudo está distante, mas o conhecimento, a vontade, a esperança e a luta estão presentes é um ganho fantástico pra todos nós que temos tido dificuldades em avaliar a importância da preservação da nossa história e natureza”.

Para a acadêmica Ana Maria de Souza, “o prof. Mario Ney proporcionou aos acadêmicos de Administração uma oportunidade de conhecimento da cultura indígena Terena, a interação com a comunidade Lalima foi gratificante, carinhosamente acompanhada de muita atenção e respeito mútuo, pudemos vivenciar a realidade atual, e como suas crenças e costumes continuam sendo difundidas e perpetuadas de geração a geração”.

Dessa forma, a visita à comunidade agregou conhecimento empírico visto que muitos debates teóricos da disciplina “Educação para as Relações Étnico-raciais” foram vivenciados na prática.

Um agradecimento especial a todos da Lalima que tão bem receberam os participantes! 🙂

Veja as fotos da aula de campo, clique aqui (fotos visita aldeia Lalima).