Acadêmicos da Licenciatura Indígena realizaram a I Mostra do PIBID Diversidade

Na última terça-feira (21), acadêmicos e acadêmicas do curso de Licenciatura Intercultural Indígena “Povos do Pantanal”, da UFMS – Câmpus de Aquidauana (CPAQ/UFMS), realizaram a I Mostra do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) Diversidade.

A I Mostra do PIBID Diversidade foi realizada durante o II Seminário da Sociedade dos Leitores Vivos, promovido pelo curso de Letras do CPAQ. Na ocasião, os alunos apresentaram temas como “trilhas etnobotânicas”, “formação indígena docente”, “ervas medicinais das aldeias”, “etnoterminologia sobre ervas medicinais”, dentre outros assuntos, desenvolvidos em conjunto com os docentes do curso.

Acadêmico e o professor Paulo Baltazar, da Licenciatura Indígena do CPAQ

O curso de Licenciatura Intercultural Indígena do CPAQ é desenvolvido de forma específica e diferenciada, em oito semestres, na modalidade presencial, em regime de alternância. Atualmente, conta com 91 acadêmicos, que foram selecionados preferencialmente entre aqueles que estivessem exercendo a docência ou a gestão em escolas indígenas das etnias atikum, guató, kamba, kadiwéu, kinikinau, ofaié e terena.

Já o PIBID Diversidade é um programa institucional de bolsas de iniciação à docência que tem como objetivo promover o aperfeiçoamento da formação inicial de professores que cursam a Licenciatura Intercultural Indígena “Povos do Pantanal”, para o exercício da docência nas escolas de educação básica indígenas do Território Etnoeducacional Povos do Pantanal, no estado de Mato Grosso do Sul.

Confira as fotos a I Mostra do PIBID Diversidade, clique aqui.

O CPAQ parabeniza os acadêmicos e docentes pela ótima iniciativa!