Acadêmicos da Geografia realizam experimentação científica em microclimatologia

Postado por: CLÁUBER ALBRES SILVA

Os acadêmicos do curso de Geografia participaram de um projeto de ensino onde realizaram experiência em microclimatologia. A microclimatologia trata dos estudos das condições de tempo e clima na escala microclimática, sendo aplicadas em escalas espaciais e temporais pequenas e específicas. Para isso os acadêmicos confeccionaram abrigos meteorológicos em cano de PVC (policloreto de vinila) onde instalaram um sensor termo-higrômetro Data Logger para a coleta e armazenamento dos dados de temperatura e humidade no Câmpus de Aquidauana. Os dados coletados durante a execução do projeto foram organizados em tabelas, gráficos e mapas, permitindo a visualização do comportamento pontual e temporal.

Foram instalados 8 pontos de coletas (abrigo e sensores), referenciados em coordenadas geográficas permitindo a aplicação de softwares de sistemas de informações geográficas na elaboração dos mapas. Com isso, os alunos produziram dados locais para utilização em sala de aula durante as aulas de climatologia, interagiram com softwares de tabulação e elaboração de gráficos climogramas e aplicação de técnicas de interpolação no software QGIS (A Free and Open Source Geographic Information System) para a espacialização de dados climáticos.

O projeto de ensino em escala microclimática foi realizado no Campus de Aquidauana numa parcela de 50x50m, envolvendo distintos pavimentos de cobertura da terra (lajota, bosque, grama, etc.), onde observou-se como comportou a temperatura e a umidade do ar com a mudança de pavimento. O projeto foi coordenado pelo Professor Emerson Figueiredo Leite e contou com a participação das acadêmicas Aline Vargas de Moraes, Edwina Santos da Costa do programa de mestrado em Geografia do CPAQ, bem como os acadêmicos Luiz Felipe Oviedo das Neves e Rafael de Souza Vieira dos cursos de graduação em Geografia.

 

Texto: Emerson Figueiredo Leite