ACADÊMICO TERENA DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS APRESENTA ARTIGO EM COLÓQUIO INTERNACIONAL

Postado por: Diego Almeida Oliveira

O acadêmico do Curso de Ciências Biológicas, Eriki Miller Lima Luiz Paiva, estudante Terena da Terra Indígena Taunay-Ipegue, está participando do 6º Colóquio Internacional “Educação Superior e Povos Indígenas e Afrodescendentes na América Latina – As múltiplas formas do racismo e a discriminação racial”, que ocorre em Buenos Aires, na Argentina,  de 5 a 9 de novembro. Eriki, que faz parte do Conselho do Povo Terena, uma organização tradicional do povo Terena, participa do evento com a apresentação do artigo “Kohépiti ihíkauvoti – as faces do racismo praticado contra alunos indígenas no ensino superior”, com correções finais da Professora Vera Lucia Ferreira Vargas Cesco, do CPAQ, e Felipe Tuxá, antropólogo indígena da etnia Tuxá da Bahia.

O estudante do Campus de Aquidauana escreveu um dos 5 (cinco) melhores artigos, dentre mais de 70 submissões, oriundas de toda a América Latina. Os custos de viagem, alimentação e hospedagem foram pagas pela organização do evento. Em 2020, seu artigo também será publicado no livro da Universidad de Trés de Febrero, representando o povo Terena e a UFMS . Nas palavras do acadêmico: “Gostaria de agradecer a minha família, mãe e amigos que realizaram rifa em prol dessa viagem e, também, à comunidade da Aldeia Bananal, na pessoa do Cacique Célio Fialho, sua família, Cezar e Pricila, que realizaram um bingo em meu favor. Tudo isso possibilitou minha vinda também”.

Para visualizar as fotos, clique aqui