Acadêmico de Administração recebeu premiação em Salvador (BA)

O acadêmico e bolsista Bruno Matos Porto, do Curso de Administração do Campus de Aquidauana (CPAQ/UFMS), está encerrando o seu curso com grande envolvimento e êxito em pesquisa.

No ano passado, o aluno já havia participado e apresentado artigo e resumos, respectivamente, no Encontro da Associação Nacional de Pós-graduação em Administração (EnANPAD) e no II Encontro de Geografia e Turismo do Campus de Aquidauana (II GEOTUR). Neste ano, novamente, representou a UFMS, apresentando três artigos no VI Simpósio de Engenharia de Produção (SIMEP), em Salvador, e recebendo o prêmio de melhor artigo na área de Pesquisa Operacional, com o artigo “Previsão de séries temporais por meio de redes neurais”. Com a premiação, o acadêmico e a co-autora, Profa. Daniela Althoff Philippi, imediatamente receberam convite para a re-publicação do artigo em capítulo de livro, que se encontra no prelo, assim como, após seu retorno a Aquidauana, receberam convite similar para republicar os demais artigos, também em livros.

Acadêmico Bruno no SIMEP em Salvador (Clique na foto para aumentar)

Dentre as últimas excelentes notícias para coroar a finalização do Curso, artigos, também na área de pesquisa operacional, foram aprovados no Congresso Internacional de Administração e no EnANPAD, além de uma sinalização positiva para aprovação de um dos artigos em periódico.

As pesquisas dos artigos discutem a aplicação de modelos matemáticos de previsão atrelados a demandas e a custos de produção e operações, nos segmentos do agronegócio, envolvendo a suinocultura, na atividade turística internacional no estado de Mato Grosso do Sul e até mesmo na indústria petrolífera. “As pesquisas têm se mostrado relevantes, pois permitem divulgar tais métodos a administradores, permitindo mais segurança nas atividades de planejamento das operações e reforçando a importância da pesquisa operacional para a gestão”, avalia a Professora.

Segundo a Professora Dra. Daniela Althoff Philippi, docente das disciplinas de Administração de Produção e Operações, Coordenadora do Curso e que o orientou e é co-autora dos artigos, o acadêmico encerra o curso com uma bagagem em pesquisa além do esperado para um aluno de graduação. “O Bruno tem se envolvido com muito empenho e responsabilidade na pesquisa e tem cada vez mais mostrado o sua vocação e brilhantismo. Há colegas que, inclusive, têm se espelhado nele, o que é muito positivo”, disse.

Acadêmico Bruno Matos Porto recebendo a premiação durante o VI SIMEP, em Salvador (Clique na foto para aumentar)

Natural de São Paulo, o acadêmico ingressou na UFMS no Curso de Administração do CPAQ em 2015, tendo a sua colação agendada para o próximo dia 17 de agosto. Bruno pretende dar continuidade aos estudos e à pesquisa com o ingresso em programa de mestrado. Atualmente, o ainda acadêmico da UFMS está desenvolvendo, também com a Profa. Daniela e com a Mestranda do Programa de Mestrado em Geografia do CPAQ, Vanessa Aline Wagner Leite, pesquisa sobre Planejamento e Desenvolvimento Local de Aquidauana, com o apoio da análise SWOT – Forças (Strengths), Fraquezas (Weakness), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats), que é base para a elaboração de planejamento estratégico e muito utilizada na administração. A pesquisa, na fase de campo, com a indagação direta a diversos atores do município, é motivada pelo anseio de Bruno em deixar um legado direto ao município que tão bem o acolheu. Os resultados da pesquisa poderão subsidiar ações e planos para o desenvolvimento local.

Os autores agradecem o apoio da UFMS com o incentivo para a participação do aluno e bolsista em eventos científicos. Parabéns aos autores, ao Bruno e à Professora Daniela pelo incentivo e a ambos pela dedicação e sucesso! Que o acadêmico tenha um futuro cada vez mais brilhante, em breve, já como Administrador!

Certificado do Prêmio SIMEP (Clique na foto para aumentar)