Abril Indígena tem duração de três dias no Campus de Aquidauana

Postado por: Marco Santos

Na última sexta-feira (29), encerrou-se o Abril Indígena no CPAQ, evento organizado pelo Campus de Aquidauana com o objetivo de celebrar as lutas, conquistas e importância dos Povos Indígenas. Durante três dias, acadêmicos e professores se reuniram para a realização de uma roda de conversa, exposição de fotos e apresentação de danças.

O evento teve início na quarta-feira (27), às 9h, no Auditório da Unidade II, com uma roda de conversa na qual Direção, Reitoria e Lideranças Indígenas apontaram avanços e discutiram necessidades relacionadas aos estudantes indígenas da Universidade. Nesse sentido, diversas estratégias foram sugeridas e cogitadas para o futuro, como o estabelecimento de uma copa e um alojamento para os acadêmicos do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena, que, sazonalmente, deslocam-se de suas comunidades e, durante o período de uma semana, permanecem no Campus de Aquidauana para assistirem às aulas.

No dia seguinte, a programação do evento teve continuidade com uma exposição de fotos produzidas pela @midia_terena e @rainreforest, que trouxe registros de diversos momentos vividos pelas culturas indígenas no cotidiano de suas comunidades. Durante a noite, houve a apresentação de dança Xinguana e Xavante, realizada na quadra da Unidade I do Campus de Aquidauana.

Para encerrar o evento, na sexta-feira (29), deu-se prosseguimento à exposição de fotos durante o dia e, durante a noite, houve a apresentação de mais uma dança realizada pelos acadêmicos indígenas. “Fui surpreendida ao ser convidada para dançar com as estudantes indígenas, mas foi uma experiência única que guardarei com carinho para sempre. Somos presenteados diariamente com a presença indígena no CPAQ, mas esse evento nos mostrou o quanto ainda há possibilidades a serem exploradas e o quanto ainda podemos contribuir com a causa indígena. Nossos professores, estudantes e comunidades nos presentearam com a presença na mesa-redonda, com as danças, a exposição de fotos, o artesanato, mas, principalmente, com a compreensão da riqueza da cultura indígena”, comentou a Professora Ana Graziele Lourenço Toledo, Diretora do Campus de Aquidauana.

Texto: Marco Santos